MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

'Impeachment sem crime de responsabilidade é golpe', diz Dilma

Em evento oficial transformado em palanque contra o afastamento da petista, a presidente Dilma Rousseff reconheceu que o dispositivo do impeachment está previsto na Constituição Federal, mas ressaltou que pedir a perda de mandato presidencial sem crime de

Da Redação

·
(Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)
Icone Camera Foto por Reprodução
(Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.03.2016, 14:37:00 Editado em 27.04.2020, 19:51:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em evento oficial transformado em palanque contra o afastamento da petista, a presidente Dilma Rousseff reconheceu que o dispositivo do impeachment está previsto na Constituição Federal, mas ressaltou que pedir a perda de mandato presidencial sem crime de responsabilidade "é golpe". 

continua após publicidade

Segundo ela, aqueles que pretendem retirar um presidente do poder sem base legal querem "golpear direitos garantidos da população" e, caso consigam, "serão responsáveis por retardar a retomada do crescimento econômico e da geração de emprego" no país. 


O discurso, em evento de lançamento da terceira etapa do programa Minha Casa, Minha Vida, foi feito no dia seguinte ao PMDB ter anunciado o desembarque da Esplanada dos Ministérios, o que levou o governo federal a abrir uma guerra pública contra o vice-presidente Michel Temer. 

continua após publicidade


"A Constituição Federal exige que tenha de ter crime de responsabilidade. Impeachment sem crime de responsabilidade é golpe", disse. "Quem não tem razão para tirar um governo federal que tem seu fundamento baseado na Constituição Federal, quer tirá-lo para golpear direitos garantidos da população. Se fazem isso contra mim, o que farão contra o povo?", questionou. 


Para uma plateia formada por movimentos sociais favoráveis ao governo petista, a presidente disse ainda que o processo do impeachment, analisado por comissão especial na Câmara dos Deputados, é um "processo golpista" que não compactua com a trajetória democrática do país desde a redemocratização.

"Não adiante discutir se o impeachment está previsto na Constituição Federal, porque ele está. O que não está previsto é que sem crime de responsabilidade ele é passível de legalidade e legitimidade. Ele não. E, aí, o nome disso é golpe", disse. 

continua após publicidade


Ela lembrou que as contas do governo federal relativas a 2015 só serão apresentadas em abril e ainda não foram julgadas nem pelo TCU (Tribunal de Contas da União) nem pelo Congresso Nacional. O pedido de impeachment que tramita na Câmara dos Deputados se baseia na constatação de que a presidente cometeu "pedaladas fiscais" nas contas públicas relativas ao ano passado. 


"Está claro que o presidente só pode ser julgado pelo que ocorre em seu mandato. Podem julgar o meu mandato passado e a minha vida pregressa. Mas não podem fazê-lo como justificativa para impeachment. O que está em questão para o impeachment são as contas do ano passado. Ora, elas só serão apresentadas em abril e não foram julgadas nem pelo TCU nem pelo Congresso Nacional. Que processo é esse?", questionou. 


Em uma provocação indireta ao PMDB, a presidente ressaltou que, diferentemente de um regime parlamentarista, no presidencialismo não se pode trocar um presidente por simplesmente não aprovar a sua gestão pública. Ela fez questão ainda de lembrar que, em um regime presidencialista, é necessário que um mandatário seja escolhido em uma eleição livre e direta. 


"Não existe possibilidade do presidente ser eleito por voto proporcional. Assim sendo, não existe essa conversa de não gosto do governo e ele cai. Isso existe apenas no parlamentarismo", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "'Impeachment sem crime de responsabilidade é golpe', diz Dilma"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!