Política

Sondagem mostra Richa em queda e Osmar em ascensão

Da Redação ·
 Osmar e Beto enfrentam disputa acirrada em campanha ao governo
fonte: Bem Paraná
Osmar e Beto enfrentam disputa acirrada em campanha ao governo

Nova pesquisa Vox Populi divulgada ontem pela TV Bandeirante confirmou ontem o empate técnico entre os dois principais candidatos ao governo do Estado, Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), apontando ainda queda nas intenções de voto do tucano, e crescimento do pedetista em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto. De acordo com os números, Richa teria hoje 42% da preferência do eleitorado, contra 37% de Osmar. Como a margem de erro é de 3,5% para mais, ou para menos, os dois estão tecnicamente empadatos na disputa. A diferença entre os dois diminuiu de nove pontos percentuais para cinco em apenas quatro dias.

 

continua após publicidade

Completam a lista, Paulo Salamuni (PV), Avanilson (PSTU) e Luiz Felipe Bergmann (PSOL) com 1% cada. Brancos e nulos somam 4% e não sabe ou não opinaram somam 14%. A pesquisa, realizada entre os dias 17 e 20 de julho, ouviu 800 pessoas em todo o Estado.

 

A pesquisa anterior do Vox Populi, divulgada no último sábado à noite, e publicada no domingo pelo jornal O Estado do Paraná, apontava Richa com 44% das intenções de voto, contra 35% de Osmar. Na comparação comparação com a nova pesquisa, portanto, o tucano caiu dois pontos porcentuais, enquanto o pedetista subiu os mesmos dois pontos, o que significa uma redução na diferença entre os dois de quatro pontos.

 

continua após publicidade

Desde o início, a trajetória das pesquisas para o governo do Estado aponta para uma disputa acirrada, de igual para igual entre Beto Richa e Osmar Dias. A primeira pesquisa, encomendada pela TV Bandeirantes ao Vox Populi, foi realizada entre os dias 8 e 12 de maio. O resultado das 700 pessoas ouvidas apresentou Beto Richa com 40% das intenções de voto e Osmar Dias com 33%. A margem de erro desta pesquisa foi de 3,7 pontos porcentuais, o que implica em empate técnico.


A segunda pesquisa, encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), e realizada pelo Instituto Datafolha, mostrou Beto Richa com 43% e Osmar Dias com 38%. Como a margem de erro é de 3 pontos porcentuais, mais uma vez os dois candidatos se apresentam empatados, com Beto podendo variar entra 40% e 46% e Osmar de 35% e 41%. A pesquisa do Datafolha entrevistou 1.225 pessoas entre os dias 20 e 23 de julho.