MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Justiça Eleitoral paulista convocará 400 mil mesários

A Justiça Eleitoral de São Paulo encerra no dia 4 de agosto a convocação de cerca de 400 mil mesários para trabalhar nas eleições gerais de 3 de outubro. De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), em todo o Estado s

Da Redação

·
 Eleitor chamado que não quiser trabalhar tem 5 dias de prazo para contestar
Icone Camera Foto por googleimagens.com
Eleitor chamado que não quiser trabalhar tem 5 dias de prazo para contestar
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.07.2010, 07:29:00 Editado em 27.04.2020, 20:59:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Justiça Eleitoral de São Paulo encerra no dia 4 de agosto a convocação de cerca de 400 mil mesários para trabalhar nas eleições gerais de 3 de outubro. De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), em todo o Estado serão instaladas 81,5 mil mesas receptoras de votos, com cinco integrantes cada. Só na capital atuarão 114 mil mesários - 28,5 % do total das convocações.

continua após publicidade

Os mesários são escolhidos preferencialmente entre os eleitores da própria seção eleitoral, e dentre eles, os que tem nível superior, os professores e os servidores da Justiça. O eleitor convocado que não quiser trabalhar como mesário tem 5 dias de prazo para contestar a convocação junto ao juiz eleitoral, a partir do seu recebimento. A dispensa só ocorre em casos excepcionais, mediante apreciação do magistrado.

continua após publicidade

Para diminuir o número de convocações obrigatórias, a Justiça Eleitoral promove desde abril a inscrição voluntária de estudantes através de convênios com diversas instituições de ensino superior. A parceria já abrange 69 instituições em todo o Estado, sendo 15 na capital - como o FMU (Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas), Faculdade Cásper Líbero, Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) e PUC (Pontifícia Universidade Católica).

continua após publicidade

Todo eleitor em situação regular perante a Justiça Eleitoral pode ser mesário, exceto candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos, agentes policiais e demais casos previstos na legislação eleitoral. O eleitor interessado no trabalho voluntário pode fazer inscrição nas instituições de ensino conveniadas. Veja a lista.

Neste ano, 20.536 eleitores já se inscreveram como mesário voluntário em todo o Estado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça Eleitoral paulista convocará 400 mil mesários"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!