Política

Morre José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT e da Petrobras

Da Redação ·
Imagem: Reprodução/google- www.bocaonews.com.br
Imagem: Reprodução/google- www.bocaonews.com.br

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-presidente do PT e da Petrobras José Eduardo Dutra, 58, morreu na madrugada deste domingo (4), em Belo Horizonte. Ele lutava contar um câncer.
Dutra, que nasceu no Rio de Janeiro, mas fez carreira política em Sergipe, assumiu a presidência do PT em 2010, mas ficou no cargo apenas até abril de 2011 devido a problemas médicos. No seu lugar, assumiu Rui Falcão, o atual presidente da sigla. 

continua após publicidade

Também trabalhou como um dos coordenadores da campanha da eleição de Dilma Rousseff, em 2010, ao lado de Antonio Palocci e do ministro da Justiça. José Eduardo Cardozo.

Dutra foi presidente da Petrobras, tendo assumido o cargo, em 2003, no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo substituído em julho de 2005 por José Sérgio Gabrielli.
Depois, ele retornou à empresa em 2007, como presidente da BR Distribuidora, deixando o cargo em janeiro de 2009 para disputar a presidência do PT, quando foi eleito. 

continua após publicidade

Antes, foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe, entre 1989 e 1994, e dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de 1988 a 1990. Em 1994, foi eleito senador por Sergipe.
Atualmente era o primeiro suplente do senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE). 

José Eduardo Dutra será velado em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (5), a partir das 10h. O corpo será cremado no mesmo dia.