Política

Dilma recebe Angela Merkel no Palácio do Planalto

Da Redação ·
A chanceler alemã, Angela Merkel, a presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel TemerValter Campanato/Agência Brasil
A chanceler alemã, Angela Merkel, a presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel TemerValter Campanato/Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff recebeu na manhã de hoje (20), no Palácio do Planalto, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Ela subiu a rampa do palácio, onde foi recebida por Dilma e as duas acompanharam a execução dos hinos nacionais da Alemanha e do Brasil.

As duas chefes de Estado posaram para a foto oficial e seguiram para uma reunião de trabalho reservada. Mais cedo, ministros brasileiros e alemães tiveram encontros separados para tratar de acordos de suas áreas, como economia, educação, agricultura, trabalho, energia, cultura, saúde, previdência, meio ambiente, ciência e tecnologia, comércio exterior, entre outras. O Brasil e a Alemanha deverão firmar 17 acordos em áreas como inovação, pesquisa, mineração, marinha, educação, saúde e segurança alimentar.

Ontem (19), Merkel e a comitiva alemã foram recebidos em um jantar no Palácio da Alvorada por cerca de duas horas e meia. Após as reuniões desta manhã, as duas chefes de Estado farão uma declaração à imprensa e seguirão para um almoço no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Com a visita da chanceler alemã, o governo brasileiro espera atrair mais investimentos do país europeu ao Brasil.

Entre os focos, estão os projetos da segunda etapa do Programa de Infraestrutura e Logística, como rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. A pauta da visita também envolve discussões sobre temas internacionais, como a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP21), que vai ocorrer em dezembro, e a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). 

continua após publicidade



Edição: Graça Adjuto