Política

Osmar Dias critica falta de solução para o lixo em Curitiba

Da Redação ·
 Osmar: “Curitiba está despejando chorume nos nossos rios”
fonte: Divulgação
Osmar: “Curitiba está despejando chorume nos nossos rios”

O candidato do PDT ao governo do Estado, senador Osmar Dias, criticou ontem a falta de solução para a questão do lixo em Curitiba, cidade administrada até março deste ano pelo seu adversário, o candidato do PSDB, Beto Richa. Reeleito em 2008 e depois de cinco anos como prefeito, Richa deixou o cargo em março para concorrer ao governo. Saiu sem conseguir resolver o problema do Aterro da Caximba, que está saturado e com altos índices de contaminação, já que após quatro anos, a licitação para o novo sistema acabou sendo anulada na Justiça.
 

continua após publicidade

Para Osmar, a solução do problema deverá ser a construção de quatro novos aterros, modernos, na região metropolitana. “Se fossemos me basear pelas práticas de Curitiba, estaríamos perdidos. A capital ecológica do Brasil está despejando chorume nos nossos rios”, disse.


Em encontro com ambientalistas, o candidato prometeu criar benefícios para produtores rurais com ações ambientalmente positivas. Os incentivos serão uma linha de crédito especial, para investimentos em conservação e produtividade, e assistência técnica gratuita através dos órgãos de estado, como a Emater.
 

Em troca, os produtores terão que seguir parâmetros como preservar matas ciliares, fontes de água e o solo, manter a reserva legal, recolher resíduos sólidos, aproveitar água da chuva, usar fossa séptica e usar um abastecedouro, que evita a contaminação dos rios. “O produtor que faz isso tem que ser premiado, porque ele está preservando não só para ele, mas para toda a sociedade. A água que saí da sua propriedade vai abastecer também os seus vizinhos”, lembrou.