Política

Biometria tem baixa procura na Comarca de Apucarana

Da Redação ·

O cadastramento de eleitores dentro do processo de implantação do sistema de biometria na Comarca de Apucarana, iniciado no dia 10 deste mês, está caminhando devagar. O Cartório Eleitoral, que abrange eleitores de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi, ainda não tem estrutura suficiente para atender à demanda. Desde quando teve início o cadastramento, estão sendo atendidas em média de 100 a 150 pessoas por dia, um número bem abaixo da expectativa.Segundo a técnica judiciária Naira Lúcia Nunes André, da 179ª Zona Eleitoral, dos 25 guichês previstos para atendimento ao público, apenas seis estão funcionando por enquanto. Isso porque o cartório ainda não recebeu do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) todos os kits de equipamentos necessários. 

continua após publicidade

Foto: Jose Luiz Mendes

continua após publicidade


Mas ela acredita que em breve o serviço estará normalizado. “Estamos no aguardo de uma posição do TRE ainda no início desta semana”, informa.Para o trabalho de cadastramento dos eleitores em Apucarana, a Justiça Eleitoral já contratou 32 funcionários entre estagiários e terceirizados. O cartório está solicitando aos eleitores para que procurem agendar seu cadastramento biométrico pela internet, porque assim o atendimento é mais rápido. Basta entrar no site do TRE-PR e clicar no link “agendar atendimento”, que consta já da sua primeira página.


Neste início de trabalho o cartório está disponibilizando 36 vagas de agendamento por dia, devendo ampliar com a chegada de mais equipamentos.Naira Lúcia observa que, sem agendar horário, o eleitor demora mais tempo para ser atendido. O cartório está funcionando das 9 às 18 horas sem intervalo para almoço. Os atendentes estão se revezando durante o dia para dar conta do serviço.O cadastramento de eleitores para o sistema biométrico na Comarca de Apucarana vai até o dia 30 de setembro. Quem não comparecer dentro deste período terá seu título automaticamente cancelado e, desta forma, não poderá votar na eleição do ano que vem.

continua após publicidade

Foto: José Luiz Mendes


Os eleitores devem comparecer ao cartório munidos de título de eleitor, um documento com foto e um comprovante de residência.Hoje, a Comarca de Apucarana conta com 102.940 eleitores, somando a 28ª Zona Eleitoral, que inclui somente eleitores de Apucarana, e a 179ª, que inclui eleitores de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi. De acordo com o Cartório Eleitoral, na 28ª Zona Eleitoral há atualmente 38.088 votantes. Na 179ª são 56.180 votantes, contando 6.237 de Cambira e 2.509 de Novo Itacolomi.

Apucarana tem no total 94.248 eleitores.Nesta quarta-feira, estará em Apucarana o corregedor regional eleitoral Luiz Fernando Tomazi Kepplen. Ele vai se reunir com os juízes eleitorais Laércio Franco Júnior, da 179ª Zona Eleitoral, e Renata Bolzan Jauris, da 28ª Zona Eleitoral, para uma avaliação dos trabalhos na Comarca.