MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

​TCU barra contas e dá 30 dias para Dilma se explicar

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiram dar um prazo de 30 dias para que a presidente Dilma Rousseff se explique pessoalmente sobre irregularidades apontadas pelo órgão na prestação de contas do governo de 2014. Será a primeira vez que

Da Redação

·
Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.06.2015, 15:08:00 Editado em 27.04.2020, 19:59:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiram dar um prazo de 30 dias para que a presidente Dilma Rousseff se explique pessoalmente sobre irregularidades apontadas pelo órgão na prestação de contas do governo de 2014. Será a primeira vez que o tribunal convoca um presidente a explicar as contas de seu governo.

continua após publicidade

A posição do relator do caso, ministro Augusto Nardes, de pedir explicações à Dilma foi seguida por unanimidade pelos oito ministros votantes.O receito da corte de reprovar as contas sem ouvir a presidente era de que o Palácio do Planalto recorresse à Justiça alegando não ter tido amplo poder de defesa e derrubasse uma possível decisão contrária ao governo.

Em seu voto, lido por pouco mais de uma hora, Nardes afirmou que irregularidades cometidas no ano passado em relação aos gastos públicos impedem a aprovação das contas. “As contas não estão em condições de serem apreciadas em razão dos indícios de irregularidades. Não foram fielmente observados os princípios legais e as normas constitucionais.”, disse Nardes que, antes da anunciar a decisão, fez um discurso duro sobre os problemas apresentados nas contas de 2014.

continua após publicidade

“Todos devem se submeter ao império da Lei e não podemos agir diferente se quisermos consolidar a democracia brasileira”, afirmou Nardes.

Falhas Técnicos do TCU apontaram várias irregularidades nas contas, incluindo as chamadas “pedaladas” fiscais, que permitiram ao governo segurar despesas com ajuda dos bancos públicos que pagam, por meio de transferências, benefícios do Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e de outros programas oficiais.

“É preciso dar um basta nisso”, disse Nardes apontando que em 2014 foram R$ 37 bilhões dessas dívidas escondidas. “A Lei de Responsabilidade Fiscal não pode ser jogada pela janela”.

continua após publicidade

No total, as dívidas escondidas pelo governo em 2014 com bancos e fornecedores chegam a R$ 256 bilhões.

Ministro da AGU diz que prazo dado a Dilma foi decisão ‘equilibrada’ do TCU Luis Inácio Adams acompanhou o julgamento pessoalmente no plenário do Tribunal de Contas da União

O relator também apontou que o governo foi avisado de que teria que cortar despesas e, mesmo assim, aumentou gastos no último ano do governo, quando a presidente tentava a reeleição.

continua após publicidade

Atos pessoais da presidente Dilma, como a emissão de decretos aumentando despesas sem autorização do Congresso, também foram considerados ilegais e colaboraram para o voto contrário de Nardes.

Os ministros sofreram fortes pressões ao longo da semana. Emissários de Dilma tentaram convencer o tribunal a aprovar as contas. Integrantes da oposição como o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que perdeu para Dilma a última eleição presidencial, defenderam sua reprovação.

Confira matéria completa AQUI

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "​TCU barra contas e dá 30 dias para Dilma se explicar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!