MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

​Comando da greve dos professores se reúne para elaborar resposta ao governo

Dirigentes da APP-Sindicato, entidade que representa os servidores da educação, estão reunidos na manhã desta sexta-feira (15) em Curitiba para alinhar uma resposta ao governo do Paraná. A reunião começou às 9 horas. Representantes do interior, dos 29 núc

Da Redação

·
Professores fizeram uma série de protestos na quinta-feira (14) em Curitiba - Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Icone Camera Foto por Reprodução
Professores fizeram uma série de protestos na quinta-feira (14) em Curitiba - Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.05.2015, 10:29:00 Editado em 27.04.2020, 19:59:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dirigentes da APP-Sindicato, entidade que representa os servidores da educação, estão reunidos na manhã desta sexta-feira (15) em Curitiba para alinhar uma resposta ao governo do Paraná. A reunião começou às 9 horas. Representantes do interior, dos 29 núcleos sindicais da entidade, estão presentes no encontro.

continua após publicidade

Desta reunião, também deve sair uma data para realização de uma assembleia dos professores.

O encerramento ou não desta segunda etapa da greve dos docentes, que completa 19 dias nesta sexta-feira (15), só pode ser decidido em assembleia.

continua após publicidade

Os educadores convocaram a reunião em função da série de decisões do governo estadual, divulgada na quinta-feira (14), a respeito da data-base dos servidores públicos e da greve dos professores. Entre as decisões do Executivo está a de enviar um projeto de lei à Assembleia Legislativa no qual está previsto um índice de 5% de reajuste salarial aos servidores, em duas parcelas, e condicionado à disponibilidade financeira do estado. Ou seja, não haveria uma data para aplicação do índice.

O Fórum Estadual dos Servidores (FES), que reúne 21 sindicatos de servidores, esperava um índice de no mínimo 8,17%, correspondente à inflação dos últimos 12 meses medida pelo IPCA. Já a APP-Sindicato buscava um índice ainda maior, de 13,01%, reajuste aplicado em janeiro no piso nacional do professor.

Negociações encerradas

continua após publicidade

Além de anunciar um índice, o governo estadual também declarou que considera encerradas as negociações da data-base com as 21 entidades de servidores, confirmando uma tensão que já estava se desenhando desde a primeira reunião entre a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) e o FES, no último dia 5.

Os servidores saíram daquela reunião sem garantias de que haveria a correção inflacionária nos salários.

Uma semana depois, em uma nova reunião entre Seap e FES, o governo estadual não apresenta uma proposta concreta e pede mais uma semana para as negociações. Com duras críticas ao governo estadual, representantes do FES saíram da reunião exigindo um índice o quanto antes.

Nesta quinta-feira (14), ao saber da decisão do governo estadual, o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão da Silva, afirmou que o governador Beto Richa (PSDB) agia com autoritarismo e antecipou que a entidade deve apoiar a deflagração de uma greve de todos os servidores do estado, a partir de terça-feira (19).

Com informações da Gazeta do Povo - Leia matéria completa AQUI

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "​Comando da greve dos professores se reúne para elaborar resposta ao governo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!