Política

Confronto com professores derruba secretário de Educação do Paraná

Da Redação ·
Professora Ana Seres Trento Comin com o governador Beto Richa (Foto: AEN)
Professora Ana Seres Trento Comin com o governador Beto Richa (Foto: AEN)

O governador Beto Richa (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (06) a professora Ana Seres Trento Comin como a nova secretária da Educação do Paraná. Ela substituirá a Fernando Xavier Ferreira, que pediu para sair do comando da pasta. A troca de secretário é reflexo da crise envolvendo os professores do Paraná, que na terça-feira (05) anunciaram a manutenção da greve, e também após a repressão violenta da Polícia Militar (PM) aos educadores durante votação do projeto que mudou o ParanaPrevidência. 

continua após publicidade

Oficialmente, no entanto, Fernando Xavier Ferreira alegou motivos pessoais para deixar o cargo.  

“A nossa determinação é manter os avanços na educação e, principalmente, o diálogo. Esse é um momento delicado, que requer equilíbrio e integração com os professores”, disse o governador. 

continua após publicidade

Formada em matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Ana Comin lecionou na escola pública por 40 anos. Aposentada, atuou como chefe de núcleo de educação de Pato Branco e superintendente da Secretaria de Educação. “Conheço a realidade da educação de todo o estado. Assumo essa função com a responsabilidade de melhorar os indicadores da educação e valorizar ainda mais os servidores”, disse. 

A nova secretária pediu voto de confiança e fez um apelo aos profissionais da educação. “Quero contar com a confiança de todos os professores, alunos e pais do Paraná. Vamos trabalhar com integração e diálogo para mostrar que é possível, não apenas sonhar, mas também executar um ensino de qualidade”, afirmou.

Ela agradeceu ao governador pela oportunidade e reafirmou que o retorno imediato das aulas é fundamental para o cumprimento do ano letivo. “Quero colocar em prática o que eu aprendi com os professores dentro das salas de aula”. Ana Comin tem ainda mestrado em Educação pela Universidade Internacional de Lisboa.