Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

PT quer reduzir espaço do PMDB na Anatel

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

JULIA BORBA E VALDO CRUZ
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O PT quer dominar o conselho da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), ocupando espaço do PMDB no órgão regulador do setor.
O ministro petista Ricardo Berzoini (Comunicações) pretende inverter a lógica estabelecida para as cadeiras da agência nos últimos anos, deixando o PMDB em minoria, com apenas um posto de comando na reguladora.
Nos últimos anos, das cinco diretorias da Anatel, o PMDB ocupava três, enquanto o PT ficava com duas.
Segundo a reportagem apurou, o ministro encaminhou para a Casa Civil a indicação de dois nomes ligados ao PT para suceder conselheiros indicados por peemedebistas: o do atual secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, e o de Aristoteles dos Santos, atual ouvidor da Anatel.
Os cargos em aberto são do ex-conselheiro Jarbas Valente, que deixou o posto em novembro do ano passado, e de Marcelo Bechara, que sairá em agosto deste ano.
Ainda não há uma definição final sobre os novos diretores da Anatel. O vice-presidente Michel Temer, novo articulador político do governo, ainda vai fechar uma negociação entre os dois partidos.
Assessores presidenciais disseram à reportagem que se as sugestões de nomes feitas por Berzoini forem aceitas, o PT terá de abrir mão de cargos em outras agências ou órgãos do governo.
O provável substituto, Martinhão, fazia parte dos quadros da Anatel, na Gerência-Geral de Certificação e Engenharia do Espectro, quando foi puxado para o ministério pelo ex-ministro Paulo Bernardo, também petista.
Já Santos ocupou cargos de direção na CUT (Central única dos Trabalhadores) e no Sinttel/MG (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Minas Gerais). Ele chegou a dar um depoimento para a campanha do ex-presidente Lula, em 2006, elogiando a condição das estradas no país.
O presidente da agência João Rezende e o conselheiro Rodrigo Zerbone também foram indicações do PT.
Como representante do PMDB na Anatel deverá ficar apenas Igor Vilas Boas, que era consultor legislativo do Senado e chegou a assessorar a ex-conselheira da agência Emília Ribeiro.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV