Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Dilma admite dificuldades na economia e no setor automotivo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

PATRÍCIA BRITTO, ENVIADA ESPECIAL
GOIANA, PE (FOLHAPRESS) - Em meio ao cenário de desaquecimento da economia brasileira, a presidente Dilma Rousseff participou nesta terça-feira (28) da inauguração do Polo Automotivo Jeep, na região metropolitana do Recife.
Dilma reconheceu as dificuldades da economia e do setor automotivo e afirmou que seu governo irá trabalhar para manter a demanda de consumo.
"Falo isso não ignorando as dificuldades e desaceleração que o Brasil passa neste momento, mas na certeza do compromisso em trabalhar para aprimorar as bases para garantir o crescimento da demanda", disse a presidente durante o evento em Goiana (PE), a 66 km do Recife.
Dilma também voltou a defender os ajustes fiscais de seu governo. "Tais ajustes não vão ofuscar o fato de que a indústria automotiva no Brasil hoje deu um passo à frente, está mais globalizada", afirmou.
Em 2014, a venda de carros caiu 7,1%, registrando o pior desempenho em 12 anos; a produção teve retração de 15,3%; e a indústria automotiva demitiu 12,3 mil pessoas.
No primeiro bimestre de 2015, houve queda de 23,1% no total de vendas de veículos em relação a igual período no ano passado.
A estimativa da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) para este ano é de queda de 10% nas vendas de carros zero quilômetro.
'PATERNIDADE'
Ao lado do governador Paulo Câmara (PSB), Dilma buscou dividir com o governo estadual o mérito por atrair a instalação da fábrica para Pernambuco. Desde 2012, o empreendimento vinha sendo alvo de disputa de "paternidade" entre governos federal e estadual.
"É fundamental voltar à história e relembrar a importância de dois pernambucanos, o ex-governador deste Estado Eduardo Campos (PSB) e o ex-presidente Lula (PT), ambos comprometidos com o desenvolvimento de Pernambuco, ambos pernambucanos", disse a presidente.
Contudo, ela não deixou de destacar a participação do governo federal. "A escolha de Goiana decorre também de uma decisão clara do governo federal de ajudar e de dar suporte a uma política de desenvolvimento regional, que permite que o povo de Pernambuco passe a ter aqui um polo industrial automotivo de imenso peso para o crescimento", afirmou.
Segundo a presidente, dois terços dos recursos investidos na fábrica foram concedidos por meio de crédito do BNDES e por fundos constitucionais. Além disso, o governo concederá à fábrica incentivos tributários até 2020, em forma de crédito de IPI.
Já o governo estadual gastou, em contrapartida, R$ 97 milhões para fazer a terraplanagem da área e concedeu crédito presumido de 95% do ICMS à empresa.
Em seu discurso, Dilma também destacou outros investimentos do governo federal no Estado, como no complexo portuário e industrial de Suape, no estaleiro Atlântico Sul e na refinaria Abreu e Lima -obra da Petrobras investigada na Operação Lava Jato, que apura corrupção na estatal.
"Tenho orgulho de dizer que a Petrobras está não só apurando, mas também virando a página na Operação Lava Jato. Quero me referir aqui à refinaria Abreu e Lima. Sua importância vai muito além da produção de diesel no Brasil. A existência dessa refinaria vai permitir a implantação de um polo industrial em Pernambuco", afirmou.
ARCO METROPOLITANO
Dilma aproveitou a solenidade para anunciar que na segunda-feira (27) foi concedida a licença prévia para um trecho do Arco Metropolitano do Recife, obra viária que foi assumida pelo governo federal como contrapartida para a instalação da fábrica da Jeep.
Este é o primeiro passo para lançamento do edital de licitação para contratar a empresa que fará o projeto executivo e execução das obras, que ainda não tem data definida.
Estratégica para escoar a produção do novo empreendimento, a obra deveria ter sido entregue até a inauguração da fábrica, mas ainda não saiu do papel.
O anel viário de 77 km que ligaria a fábrica, no norte do Estado, ao porto de Suape, no litoral sul, seria feito pelo governo do Estado, mas o governo federal assumiu a responsabilidade em 2013.
No ano passado, contudo, a licitação foi suspensa por problemas com o licenciamento ambiental. Até o final de 2013, a obra estava orçada em R$ 1,2 bilhão.
FÁBRICA
Um empreendimento de R$ 7 bilhões, o Polo Automotivo Jeep em Goiana (PE) é a primeira fábrica inaugurada pelo grupo FCA (Fiat Chrysler Automobile) desde a fusão entre a Fiat e a Chrysler, que ocorreu em outubro de 2014.
O primeiro modelo produzido na nova fábrica será o Jeep Renegade, em versões que variam de R$ 69.900 a R$ 116.900.
A expectativa é que até o fim deste ano sejam fabricados entre 50 mil e 60 mil veículos.
O polo automotivo terá capacidade de produzir até 250 mil veículos por ano, meta que deve ser atingida a partir de 2017, segundo a empresa.
Atualmente a fábrica emprega cerca de 5.300 funcionários, e prevê chegar a 9.000 até o fim de 2014.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV