Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Petrobras vai rever contratação de fornecedores, diz presidente de CPI

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SAMANTHA LIMA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Petrobras está revendo seu modelo de contratação de fornecedores, informou o deputado Hugo Motta (PMDB-PB), presidente da CPI da Petrobras.
O parlamentar e outros sete deputados que compõem a comissão estiveram na seda de empresa nesta segunda-feira (27) para, segundo eles, coletar informações sobre os procedimentos para contratação e sobre o balanço, que foi divulgado na semana passada.
Atualmente, a legislação permite que a estatal realize licitações simplificadas, convidando empresas reconhecidas por sua experiência técnica. É o que garante a Lei 2.745, criada quando o monopólio da exploração e produção de petróleo foi quebrado.
O objetivo da lei era simplificar os processos licitatórios. No entanto, as investigações da Operação Lava Jato mostram que, em obras como as refinarias do Comperj e de Abreu e Lima, as mesmas empreiteiras eram convidadas para todas as obras e dividiam os contratos, configurando a formação de um cartel.
Parte significativa das obras das refinarias de Abreu e Lima e Comperj foi licitada por envio de convite às empreiteiras.
Questionado depois da reunião sobre quais ações a empresa está implementando para melhorar a governança, Luiz Sérgio afirmou que a revisão das contratações está sendo feita pela diretoria de governança, criada no fim do ano passado, com a promessa de melhorar os procedimentos internos e combater a corrupção.
"A diretoria de governança está elaborando um novo formato de contratação, para que as licitações sejam feitas cumprindo critérios técnicos", disse, sem dar detalhes sobre quais mudanças devem ocorrer.
Consultada, a Petrobras ainda não comentou o assunto.
O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) afirmou que vai pedir, ainda nesta segunda-feira, que a CPI contrate uma auditoria para fazer uma avaliação do balanço da Petrobras, divulgado na semana passada após aval técnico da PwC (PricewaterhouseCoopers), auditoria independente que avalia os números da estatal.
O motivo, segundo Leite, é "descobrir a mágica" que fez o número de perdas com corrupção e desvalorização de projetos apresentado na semana passada, de R$ 50,8 bilhões, ficar abaixo do calculado pela diretoria anterior, em janeiro, que apontou perdas de R$ 88,6 bilhões.
A medida, porém, não é unanimidade na comissão. Bruno Covas (PSDB-SP) é um dos que discordam. "Se os números estão aprovados por uma auditoria, não há o que questionar". Opinião semelhante tem o relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ).
No próximo dia 7, a comissão volta ao Rio para visitar as obras da refinaria Comperj. A unidade foi responsável por R$ 21,8 bilhões dos R$ 44,6 bilhões que a empresa lançou como perdas decorrente da necessidade de reavaliar o valor de seus ativos.
Leite havia afirmado, pela manhã, que a CPI vai buscar entender as responsabilidades dos conselhos de administração da empresa, inclusive da presidente Dilma Rousseff, que foi presidente do colegiado entre 2003 e 2008. "Não importa se com Dilma ou outro, não interessa. O presidente do conselho precisa ser uma pessoa completamente informada sobre as decisões".

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV