Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Câmara aprova indicação de advogado de Cunha para conselho do Ministério Público

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

RANIER BRAGON
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (15) a indicação para o Conselho Nacional do Ministério Público, órgão de controle externo de procuradores e promotores, de um advogado que representa e representou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em ações judiciais.
Em votação secreta, 376 deputados aprovaram a indicação de Gustavo do Vale Rocha, que figurou como candidato único ao posto. Outros 26 deputados votaram contra e 36 se abstiveram. A indicação tem que passar ainda pelo Senado.
O advogado foi indicado pelo bloco partidário liderado pelo PMDB, além do PSC. Deputados atribuem, no bastidor, a escolha a Cunha. Afirmam também que houve uma articulação política liderada pelo PMDB para que não houvesse concorrentes.
O conselho, composto por 14 integrantes -cabe à Câmara indicar um deles-, é presidido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Cunha já fez críticas públicas a Janot, acusando o chefe do Ministério Público de ter adotado critérios políticos ao incluí-lo no rol de investigados da Operação Lava Jato, que apura o esquema bilionário de desvio de verbas da Petrobras.
"Não há currículo distribuído do candidato aos deputados, é uma votação em tese desatenta, sem exame, sem cuidado com a função e que pode se traduzir em uma fustigação a Janot", afirmou o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).
O PSOL declarou que se absteve na votação. PT e PV liberaram seus deputados a votar como quisessem. Todos os demais partidos declararam apoio à indicação de Vale Rocha.
"Várias outros indicados já advogaram para partidos e para políticos. O ministro Dias Toffoli foi advogado do PT e hoje é ministro do Supremo Tribunal Federal. Não vejo nenhum demérito nisso, acho que ele tem todas as condições de ocupar o cargo", afirmou o líder da bancada do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), um dos principais aliados de Cunha.
Vale Rocha esteve na Câmara nesta quarta, mas não deu entrevista até as 18h.
O advogado defende Cunha em processos como ações por danos morais movidas pelo peemedebista contra jornalistas e adversários políticos.
Entre eles uma queixa-crime que Cunha moveu no Supremo Tribunal Federal em 2006 contra o colega de partido Eunício Oliveira (PMDB-CE). Na época, Eunício disse que o deputado do Rio era financiado por um doleiro. Cunha desistiu da ação posteriormente.
Cunha presidiu a sessão desta quarta e também não havia falado sobre a indicação até o fim da tarde. Sua assessoria afirma que o advogado representou ou representa Cunha não em caráter pessoal, mas em ações que tenham relação com sua atuação parlamentar ou com suas atividades partidárias. E que defende ou defendeu outros políticos do PMDB, além do partido.
Vale Rocha também atua na Justiça em nome, entre outros, da Delta, empreiteira fluminense envolvida no escândalo revelado a partir das investigações do envolvimento de políticos com o empresário do jogo Carlos Cachoeira.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV