Protesto interrompe sessão de homenagem aos 50 anos da TV Globo
RANIER BRAGON
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Câmara dos Deputados realizou na manhã desta terça-feira (14) sessão solene em homenagem aos 50 anos da TV Globo. Estiveram presentes integrantes da direção da emissora, atores e congressistas.
Em determinado momento, militantes de grupos que defendem a regulação dos meios de comunicação abriram uma faixa e gritaram palavras de ordem em defesa da democratização da mídia, o que interrompeu a sessão.
Três manifestantes foram retirados pela Polícia Legislativa da Câmara e levados para prestar esclarecimento. Eles seriam liberados em seguida.
Na sessão, congressistas relembraram pontos marcantes da trajetória da TV, inclusive alguns polêmicos, como a leitura em 1994 no Jornal Nacional, carro-chefe do jornalismo da Globo, de um texto de direito de resposta concedido pela Justiça a Leonel Brizola (1922-2004), contumaz crítico da emissora. O episódio foi lembrado no discurso do deputado Weverton Rocha (PDT-MA).
Presente à Mesa durante a sessão, o vice-presidente Institucional e Editorial do Grupo Globo, João Roberto Marinho, disse em seu discurso que o reconhecimento é algo que motiva o grupo. "Tivemos palavras muito generosas aqui sobre a Rede Globo, então, o fato de ouvir essas palavras dos representantes do povo para nós é sempre estimulante para continuarmos o nosso trabalho, a nossa missão de informar bem os brasileiros e levar um pouco de diversão para casa de todo mundo."
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defendeu o direito de manifestação em sua fala, mas em entrevista afirmou que a Polícia Legislativa agiu corretamente ao retirar aqueles que protestavam contra a Globo, já que houve a interrupção da fala do orador.
Cunha também voltou a se colocar contra qualquer proposta de regulação ou de controle social da mídia. E elogiou a Globo. "Esses 50 anos da Rede Globo representam uma história de como o comportamento da Rede Globo pode nos ajudar a manter a democracia no nosso país. Independente da grande empresa de comunicação que foi formada nesse país, a maior rede de televisão no nosso país, uma das maiores do mundo, a contribuição da Rede Globo é vital no nosso momento político", afirmou.
