MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

TRF mantém condenação de ex-prefeita de Cambira

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou a condenação da ex-prefeita do município de Cambira, Maria Neusa Rodrigues Bellini (PSDB), por improbidade administrativa. A decisão da 3ª Turma foi tomada em julgamento no final de março.Maria Neu

Da Redação

·
Maria Neusa Rodrigues Bellini diz que vai recorrer da decisão do TRF
Icone Camera Foto por Reprodução
Maria Neusa Rodrigues Bellini diz que vai recorrer da decisão do TRF
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.04.2015, 17:44:00 Editado em 27.04.2020, 20:01:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou a condenação da ex-prefeita do município de Cambira, Maria Neusa Rodrigues Bellini (PSDB), por improbidade administrativa. A decisão da 3ª Turma foi tomada em julgamento no final de março.

continua após publicidade

Maria Neusa, que atuou como prefeita de 2009 a 2012, foi denunciada pelo Ministério Público Federal (MPF) por não ter adquirido medicamentos com a verba enviada pelo Ministério da Saúde (MS) para esse fim.  Segundo o MPF, apesar de as notas fiscais da empresa vencedora da licitação existirem, os remédios não foram encontrados.

Após a condenação pela Justiça Federal de Maringá (PR), a ré apelou ao tribunal. A ex-prefeita alega que os medicamentos não foram rastreados por já terem se passado dois anos da compra, e que muitos teriam sido descartados por vencimento da validade.

continua após publicidade

Para o relator do processo, desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, as irregularidades foram bem comprovadas pelo MPF. “Embora a recorrente tenha tentado se justificar, a localização dos lotes dos medicamentos, fato fundamental para comprovação de sua entrega, não foi solucionada, restando nítido que não foram entregues ao município”, observou o desembargador.

“A conduta da ré fere de maneira intolerável os princípios norteadores da Administração, porquanto o gestor tem o dever de bem administrar, zelando pelo patrimônio e pela moralidade, conduzindo seu atuar sempre de forma a obter o melhor resultado prático que reverta em prol da coletividade, jamais deixando que interesses estranhos se sobreponham ao interesse público, que é, afinal, o destinatário de toda e qualquer administração pública”, concluiu Thompson Flores. 

A ex-prefeita terá que ressarcir a União em R$ 119 mil, com juros e correção monetária, e pagar multa no valor de 10% sobre o valor devolvido. Maria Neusa também teve seus direitos políticos cassados por cinco anos e não poderá contratar com o poder público pelo mesmo período. Ainda cabe recurso.

Maria Neusa informou que vai recorrer da decisão. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "TRF mantém condenação de ex-prefeita de Cambira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!