Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Gleisi e Paulo Bernardo vão depor na PF sobre doações de campanha

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Gleisi e Paulo Bernardo vão depor na PF sobre doações de campanha
Autor denunciou ao STF ( Supremo Tribunal Federal) a senadora Gleisi Hoffman e o ex-ministro Paulo Bernardo, seu marido, por corrupção e lavagem de dinheiro - Imagem: jornalista FÁBIO CAMPANA - Foto: Reprodução

A senadora Gleisi Hoffmann (PT) e o ex-ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT) vão depor na semana que vem na Polícia Federal, em Brasília, sobre o inquérito que a petista responde no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre doações ilegais de campanha, conforme apurou a Folha de S. Paulo nesta sexta-feira, 3.

Segundo o jornal, a PF começou a ouvir políticos e testemunhas dos inquéritos da Lava Jato que tramitam no STF. Advogados dos 35 políticos já foram procurados e esperam uma nova maratona de depoimentos na próxima semana.

Outros dois paranaenses também responderam processos no Supremo – os deputados federais Dilceu Sperafico (PP) e Nelson Mereur (PP) – e terão seus depoimentos tomados pela PF em Brasília. A PF vai tomar os depoimentos de Rafael Angulo Lopes e Ernesto Kruger Rodrigues. Bernardo, marido da petista, Lopes (funcionário do doleiro Alberto Youssef) e Rodrigues são testemunhas no inquérito de Gleisi no STF. Lopes já negociou acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal e nesta semana voltou à mídia em novo depoimento de Youssef que disse seu empregado (Lopes) entregou R$ 400 mil em propina na sede do PT em São Paulo.

Investigações
– As doações para campanha de Gleisi em 2010 estão sendo investigadas pela Procuradoria Geral da República. Para a PGR, os repasses fazem parte das propinas repassadas pelas empresas envolvidas na Operação Lava-Jato. Nesta campanha, Gleisi recebeu R$ 3,5 milhões de cinco empreiteiras envolvidas no escândalo: Camargo Correa (R$ 1 milhão), OAS (R$ 780 mil), UTC Engenharia (R$ 250 mil), CR Almeida (R$ 250 mil) e Coesa Engenharia (R$ 220 mil).

No trecho da petição da PGR ao STF, que trata da senadora, pede-se para que a “autoridade policial” pesquise doações de empreiteiras recebidas por ela e pela sigla (PT). São mais R$ 2,7 milhões foram doados pelos diretórios estadual (R$ 881,3 mil) e nacional (R$ 1,9 milhão) do PT. Comumente, 75% das doações ao PT foram através de de empreiteiras. Fazendo as contas, Gleisi recebeu R$ 5,7 milhões das empreiteiras, o equivalente a 73% dos R$ 7,9 milhões arrecadados pela petista naquele ano. Gleisi também é acusada por dois delatores – Youssef e Paulo Roberto Costa – de receber outro R$ 1 milhão para sua campanha em 2010. Esse dinheiro não consta na prestação de contas da petista na Justiça Federal.

O eventual crime praticado por Gleisi, segundo o Ministério Público Federal, é tipificado no artigo 137 do Código Penal e prevê pena de reclusão de dois a 12 anos e multa.Conforme a petição do MPF, Gleisi faz parte do “núcleo político” da “organização criminosa complexa”.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV