Política

Minha Casa, Minha Vida vai continuar, assegura presidenta

Da Redação ·
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

Ao fazer a entrega de 920 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana (BA), nesta manhã, a presidenta Dilma Rousseff reforçou a continuidade do programa habitacional. "Ele é um programa que deu acesso, talvez um dos maiores programas habitacionais do mundo", disse a presidenta.

continua após publicidade

"Muitas vezes aparece notícias nos jornais: tem um defeito aqui, tem outro defeito ali. Todo programa social tem defeito, todo programa. Todo programa social precisa de correção, sempre e sistematicamente", afirmou Dilma, após a solenidade. As moradias entregues hoje fazem parte dos Residenciais Solar da Princesa 3 e 4 e irão atender mais de 3.600 mil pessoas, com rendimento familiar de até R$ 1,6 mil mensais.

O Minha Casa Minha Vida contemplou quase 11 mil famílias em Feira de Santana desde a implementação do programa, sendo 6 mil delas de 2013 para cá, de acordo com levantamento da prefeitura da cidade baiana. A expectativa é que outras 18 mil famílias sejam atendidas até março de 2016, o que representa mais de 50% da demanda por moradia do município

continua após publicidade

"Aqui está acontecendo uma coisa excepcional. Com essas unidades que já estão contratadas e entregues, o nosso ministro disse que serão 38 mil moradias que nós vamos entregar. Então vamos fazer uma conta para iniciar a história: 38 mil moradias vezes 4 pessoas em média por casa, nós vamos ter 152 mil pessoas com moradia. Se aqui em Feira de Santana moram 600 mil pessoas teremos a cada 4 pessoas uma que já recebeu a chave do Minha Casa Minha Vida", declarou a presidenta Dilma Rousseff durante a cerimônia de entrega das chaves.

MCMV 3

A presidenta voltou a falar sobre a terceira fase Minha Casa Minha Vida. Nas fases anteriores do programa, o governo federal entregou 2 milhões de moradias previstas e pretende entregar outro 1,75 millhão até o meio deste ano.

continua após publicidade

Com o MCMV 3, serão erguidas 3 milhões de novas moradias na nova fase do programa: "Agora vamos focar em um das maiores desafios que é construir nas cidades grandes como Feira de Santana. Então vamos garantir que quem mais precisa tenha acesso a sua casa própria."

Economia

Dilma afirmou que seu governo está atento às condições econômicas e trabalha para criar um novo ciclo de desenvolvimento: "Precisamos agora de dar condições de retomar um novo ciclo de desenvolvimento econômico pra gerar mais emprego, segurar mais renda e fazer com o que o Brasil continue a crescer de forma mais acelerar. Não vamos parar programas sociais por causa disso."

continua após publicidade

Residenciais Solar da Princesa

Todas as unidades possuem 47m² e são formadas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de circulação, área de serviço e piso cerâmico em todos os ambientes. Cada uma delas está avaliada em R$ 57 mil. Além disso, existem nos empreendimentos 28 unidades adaptadas às pessoas com deficiência física.

As unidades contam com redes de água e esgoto, drenagem, energia elétrica, iluminação e transporte público.  As famílias também terão acesso a três escolas, cinco creches, três postos de saúde e um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) próximos ao empreendimento. O residencial ainda dispõe de quiosque, praça, parque infantil e campo de futebol.