Política

Papa Francisco discute o papel do Judiciário com o presidente do STF

Da Redação ·
Foto: arquivo
Foto: arquivo

SÃO PAULO, SP - O papa Francisco discutiu o papel do Poder Judiciário com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Ricardo Lewandowski. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (19), em viagem oficial do ministro ao Vaticano. 

continua após publicidade

Segundo o STF, no encontro ambos trocaram ideias "a respeito de preocupações comuns à Igreja Católica e ao Poder Judiciário, como a proteção aos grupos sociais mais frágeis, o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente". 

Também abordaram "a importância do Poder Judiciário na promoção da paz social, na garantia dos direitos fundamentais e na promoção do desenvolvimento sustentável", ainda segundo o Supremo. 

continua após publicidade

Francisco e o ministro ainda conversaram sobre a conjuntura política e econômica do Brasil e da região sul-americana --o papa destacou o papel que o Poder Judiciário tem para conciliar o desenvolvimento social com a proteção ao meio ambiente. 

Depois do encontro com o papa, Lewandowski reuniu-se com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. No encontro, abordaram a importância das instituições para garantir o pluralismo, "tendo em vista os sinais de radicalização social, política e religiosa dentro da comunidade internacional".