Política

Conselho da Petrobras aprova Bendine e novos diretores da empresa

Da Redação ·
À esquerda a ex-presidente da Petrobras, Graça Foster, à direita novo presidente da estatal, Aldemir Bendine (Foto: montagem/ arquivo)
À esquerda a ex-presidente da Petrobras, Graça Foster, à direita novo presidente da estatal, Aldemir Bendine (Foto: montagem/ arquivo)

SÃO PAULO, SP - A Petrobras informou que o Conselho de Administração aprovou nesta sexta-feira (6), por maioria, a eleição de Aldemir Bendine para ocupar a presidência da estatal no lugar de Graça Foster, que renunciou ao cargo com outros cinco diretores. 

continua após publicidade

Segundo a companhia, Graça Foster também deixa o conselho da empresa. Bendine também assume este cargo no lugar da executiva. 

Na reunião desta sexta, também foram escolhidos os novos diretores da Petrobras, todos por maioria de votos. 

continua após publicidade

Ivan de Souza Monteiro, será diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, no lugar de Almir Guilherme Barbassa. 

Monteiro era vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil desde junho de 2009, onde já havia ocupado cargos de diretor comercial, vice-presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores, além de presidente do conselho de Supervisão da BB AG. É graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela INATEL-MG, com MBA em Finanças e Gestão. 

Solange da Silva Guedes, atual gerente-executiva de Exploração e Produção Corporativa, será a nova diretora de Exploração e Produção, em substituição a José Miranda Formigli Filho. Ela é doutora em engenharia de petróleo, com experiência de 30 anos na Petrobras onde já ocupou diversas posições gerenciais, todas relacionadas à área de Exploração e Produção. 

continua após publicidade

Jorge Celestino Ramos, atual gerente-executivo de Logística do Abastecimento, ocupará a diretoria de Abastecimento em substituição a José Carlos Cosenza. Celestino é formado em engenharia química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em engenharia de processamento de petróleo pelo Cenpro, com especialização em tecnologia de produção de álcool pela COPPE/UFRJ e MBA em Administração e Marketing. Trabalha há 32 anos na Petrobras, onde já ocupou diversas posições gerenciais na área de Abastecimento e na Petrobras Distribuidora. 

Hugo Repsold Júnior, gerente-executivo de Gás e Energia Corporativo, será diretor de Gás e Energia em substituição a José Alcides Santoro Martins. Repsold é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense, em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e é mestre em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha há 30 anos na companhia, onde já ocupou diversas posições gerenciais nas áreas de Exploração e Produção, Estratégia e Desempenho Empresarial e Gás e Energia. 

Roberto Moro, hoje gerente-executivo de Engenharia para Empreendimentos Submarinos, ocupará a diretoria de Engenharia, Tecnologia e Materiais em substituição a José Antônio de Figueiredo. Moro é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho, com especialização em Gerenciamento de Projetos. Trabalha há 33 anos na Petrobras onde já ocupou diversas posições gerenciais na área de Engenharia.