Política

 Ex-juiz de Jandaia do Sul assume presidência do TRE

Da Redação ·
Novo presidente do TRE-PR, Jucimar Novochadlo, com o vice Luiz Fernando Keppen | Foto: Everton Grabski
Novo presidente do TRE-PR, Jucimar Novochadlo, com o vice Luiz Fernando Keppen | Foto: Everton Grabski

Em solenidade realizada ontem pela manhã, tomou posse o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Jucimar Novochadlo.

continua após publicidade

Na mesma solenidade foi empossado o novo vice-presidente, o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, que também responderá pela corregedoria do órgão. O novo presidente cumprirá mandato de um ano, substituindo o desembargador Edson Luiz Vidal Pinto.

A cerimônia foi prestigiada pelo governador Beto Richa (PSDB) e outras autoridades. Novochadlo já foi juiz de Direito na Comarca de Jandaia do Sul na década de 1990. O magistrado trabalhou nesta comarca de 10 de maio de 1991 a 14 de fevereiro de 1992. Ele foi o 12º juiz que passou pela comarca jandaiense, que atende os municípios de Jandaia do Sul, Marumbi, Kaloré, Bom Sucesso e São Pedro do Ivaí. Ao tomar posse na presidência do TRE-PR, Novochadlo agradeceu a confiança dos colegas e destacou que sua gestão dará continuidade ao bom trabalho feito atualmente no tribunal. “Vamos trabalhar para fortalecer o processo eleitoral brasileiro”, afirmou Novochadlo.

continua após publicidade

O governador Beto Richa ressaltou o trabalho feito pelo TER-PR e destacou o bom relacionamento entre o poder executivo e as instituições públicas. “Hoje, há diálogo entre os poderes e instituições. Quem ganha com essa harmonia é a sociedade paranaense. Tenho certeza que essa nova presidência, competente e preparada, continuará os importantes avanços conquistados nos últimos anos por esse tribunal”, disse ele. O desembargador Edson Vidal se despediu da presidência do TRE com um balanço da gestão e enaltecendo a boa relação com outros poderes, como o governo estadual. “Criamos uma estreita relação de diálogo e respeito entre os poderes”, disse Vidal.

A nova direção do TRE-PR será a responsável pelo planejamento das eleições municipais de 2016 e a expansão da biometria no Estado. Também participaram da cerimônia de posse a vice-governadora do Estado, Cida Borghetti (PROS); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Guilherme Luiz Gomes; o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Ivan Bonilha. (Com informações da Agência Estadual de Notícias).

Magistrado foi servidor público 

O desembargador Jucimar Novochadlo nasceu em Guaraniaçu, no interior do Estado. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, ele foi servidor concursado do TRE do Estado no período de setembro de 1980 a julho de 1989.

Aprovado em concurso, ingressou na magistratura como juiz substituto, sendo nomeado, em julho de 1989, para a comarca de Guarapuava. Como juiz de Direito, exerceu suas funções, a partir de junho de 1990, nas comarcas de Palmital, Santa Helena, Jandaia do Sul, Pitanga e Londrina. Em setembro de 2004 foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada e, em dezembro de 2004, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. Em novembro de 2013 foi eleito vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, assumindo o cargo em fevereiro de 2014. Foi eleito presidente do TRE do Paraná em dezembro de 2014.