Política

CCJ da Assembleia Legislativa aprova a Região Metropolitana de Apucarana

Da Redação ·
Apucarana, sede de região metropolitana (Foto: Sérgio Rodrigo)
Apucarana, sede de região metropolitana (Foto: Sérgio Rodrigo)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta quarta-feira (10/12), em sessão extraordinária, projeto de lei complementar criando a Região Metropolitana de Apucarana. A proposta é de autoria do deputado estadual Nelson Justus (DEM), presidente da CCJ. 

continua após publicidade

A Região Metropolitana de Apucarana seria formada por Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis,, Califórnia, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí. 

Para ser votado ainda em 2014, o projeto ainda precisa passar pela Comissão de Assuntos Metropolitanos e Comissão de Fiscalização e Assuntos Municipais. A última sessão ordinária da Assembleia ocorre dia 17. 

continua após publicidade

"Diversas outras regiões do Paraná buscam este nível de organização, seguindo o exemplo da Região Metropolitana de Curitiba que foi constituída ainda em 1973 entre as primeiras Regiões Metropolitanas do Brasil", diz Justus na justificativa do projeto, acrescentando que "os avanços obtidos com a integração dos municípios e a unidade que se alcança na coordenação de objetivos comuns são de domínio público".  

A criação de Região Metropolitana de Apucarana é uma reivindicação antiga da comunidade local e regional. 



Leia mais na edição de quinta-feira (10) da Tribuna do Norte - Diário do Paraná