Política

Katia Abreu na Agricultura pode gerar crise com PMDB

Da Redação ·
Ela trocou o PSD pelo PMDB há apenas ano, e há senadores peemedebistas mais antigos na fila por um ministério - (Foto: Celso Junior / Ag. Estado)
Ela trocou o PSD pelo PMDB há apenas ano, e há senadores peemedebistas mais antigos na fila por um ministério - (Foto: Celso Junior / Ag. Estado)

A presidente Dilma Rousseff convidou, na última quarta-feira, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), que é presidente da Confederação Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para assumir o Ministério da Agricultura, e ela aceitou. Porém, o vazamento da informação, nesta sexta-feira, abriu uma crise no comando do PMDB, que não foi consultado. Pegos de surpresa, peemedebistas ameaçam se unir à oposição e implodir a votação do projeto de lei que altera a meta fiscal na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, caso o governo confirme oficialmente a ida da senadora para a pasta.

continua após publicidade

Filho da senadora, o deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO) chegou a parabenizar a mãe na rede de microblogs Twitter, “por mais essa conquista”. Irajá, que também reproduziu uma notícia informando que sua mãe fora convidada para o ministério e havia aceitado, acabou retirando a publicação da rede social.

Atualmente, o Ministério da Agricultura é da cota dos peemedebistas da Câmara, e Kátia é considerada uma “cristã nova” na bancada do Senado. Ela trocou o PSD pelo PMDB há apenas ano, e há senadores peemedebistas mais antigos na fila por um ministério.

continua após publicidade

Dilma ainda não abriu a conversa com os partidos sobre a reforma ministerial. Segundo peemedebistas, a informação do Palácio do Planalto era que a presidente estava tratando apenas da equipe econômica, que pretendia inicialmente anunciar ontem. Só depois ela negociaria os demais ministérios.

O vice-presidente da República, Michel Temer, que é presidente do PMDB, não foi informado sobre o convite feito à Kátia e só ficou sabendo ontem, quando a informação vazou.

Confira matéria completa AQUI