MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Para governo argentino, há golpismo em ação da Justiça

BUENOS AIRES, ARGENTINA - O governo argentino qualificou a operação da Justiça do país, que investiga uma empresa de Cristina Kirchner, de golpismo do poder judicial.Na quinta (20), o juiz Claudio Bonadio ordenou uma ação de busca em Buenos Aires no escri

Da Redação

·
Foto: arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.11.2014, 16:44:41 Editado em 27.04.2020, 20:05:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BUENOS AIRES, ARGENTINA - O governo argentino qualificou a operação da Justiça do país, que investiga uma empresa de Cristina Kirchner, de golpismo do poder judicial.

continua após publicidade

Na quinta (20), o juiz Claudio Bonadio ordenou uma ação de busca em Buenos Aires no escritório da Hotesur, empresa que controla o hotel Alto Calafate, na cidade de El Calafate, no sul do país.

A família Kirchner é a dona do negócio. Também pediram dados da Hotesur à receita federal e ao órgão responsável pelos registros de sociedades comerciais.

continua após publicidade

Nesta sexta (21), chefe de gabinete de Cristina, Jorge Capitanich, afirmou em uma entrevista coletiva que a ação da Justiça foi "um ataque impiedoso do poder judicial, uma estratégia de golpismo por denúncias falsas com uma só estratégia: estabelecer uma ação midiática traiçoeiramente articulada e engenhada pela oposição".

O pedido para que se averiguasse a situação da sociedade comercial partiu de uma deputada da oposição, Margarita Stolbizer. A investigação acontece porque a Hotesur não está com documentos em dia --não teria entregado o balanço de resultados e deixado de informar uma mudança de sede.

O chefe de gabinete disse que as informações que a Justiça quer poderiam ter sido requeridas por ofícios, e que a ação de busca aconteceu "por golpismo". Acrescentou que os documentos da Hotesur foram enviados, mas que o órgão que controla as sociedades comerciais não regularizou a situação da empresa porque há outros 47 mil processos em análise.

continua após publicidade

"A verdade é que muitos dos requerimentos judiciais poderiam ter sido feitos por solicitação, não é preciso uma operação de busca. Não se contesta o pedido judicial."


QUARTOS FANTASMAS

Na quinta (20), a receita federal já havia divulgado um comunicado afirmando que "geralmente esse tipo de informação é pedido pela Justiça por ofício, sendo extraordinário e pouco frequente que esse requerimento seja feito mediante uma ordem de apresentação, como aconteceu nesse caso".

A deputada responsável pelo início da investigação deu entrevista ao canal de notícias TN e sugeriu que o hotel é usado para lavar dinheiro. Um empresário argentino que é investigado pela Justiça dos EUA, Lázaro Báez, pagou por mais de 900 diárias que ele nunca usou no estabelecimento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Para governo argentino, há golpismo em ação da Justiça"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!