MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Renan Calheiros e Henrique Alves lamentam morte de Thomaz Bastos

BRASÍLIA, DF - O presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), lamentou nesta quinta (20) a morte do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) ao afirmar que o advogado exerceu com "brilhantismo e dedicação" o ofício da advocacia no país. Renan dis

Da Redação

·
Foto: arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.11.2014, 16:44:47 Editado em 27.04.2020, 20:05:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF - O presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), lamentou nesta quinta (20) a morte do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) ao afirmar que o advogado exerceu com "brilhantismo e dedicação" o ofício da advocacia no país. Renan disse que o ex-ministro "enalteceu" as mais altas Cortes de Justiça do país "pela paixão com quem defendia suas teses".

continua após publicidade

Em nota, Renan lembrou que Thomaz Bastos participou desde "muito cedo" de movimentos populares e foi fundador do movimento Ação pela Cidadania. "Ele atuou com firmeza na acusação dos assassinos do ambientalista Chico Mendes. Sem dúvida, perdemos hoje um grande cidadão, um expoente do Direito brasileiro", disse Renan.

O presidente do Senado prestou condolências aos familiares de Thomaz Bastos, a quem disse que o "Congresso se solidariza nesse momento de tristeza".

continua após publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que o país perde "um de seus maiores expoentes" da advocacia com a morte do ex-ministro.

Segundo o peemedebista, o trabalho "jurídico e político" do ex-ministro "permanece como uma bússola indispensável para todos nós".

Eduardo Alves destacou a atuação social de Thomaz Bastos, especialmente na luta pela redemocratização do país.

continua após publicidade

"Desde sua participação no Movimento Diretas-Já, como presidente da OAB de São Paulo, passando por sua atuação no Ministério da Justiça entre 2003 e 2007, até sua ações em movimentos pelo voto consciente dos eleitores, pela transparência no financiamento das campanhas e pelo direito amplo de defesa e acesso à Justiça de todos os cidadãos, Márcio Thomaz Bastos, se tornou um símbolo da advocacia cidadã".

Ao prestar condolências aos familiares, o deputado disse estar certo "de que seu legado ajudou e ajudará a construir a democracia brasileira", completou.


SENADORES

continua após publicidade

Pelas redes sociais, os senadores Marta Suplicy (PT-SP) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), lamentaram a perda.

"Marcio Thomaz Bastos deixa um legado de competência, coragem e exemplo de lealdade ao amigos. Um homem de ideias progressistas, serenidade e bom senso. Como ministro da Justiça e presidente da OAB mostrou espírito público. Meus sentimentos à Leonor. Marcio fará falta a todos nós", escreveu a ex-ministra da Cultura em sua página no Facebook.

continua após publicidade

"O Brasil perde Márcio Thomaz Bastos, a Democracia e os Direitos Humanos ficam mais pobres em nosso país. Que seu Legado seja honrado", disse Randolfe, pelo Twitter.


MAIS DECLARAÇÕES:

"Manifesto meus sentimentos e apoio aos amigos mais próximos e familiares neste momento de tristeza também, para todos nós da comunidade jurídica."

PAULO ADIB CASSEB, presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo.

"Morre o ex ministro Marcio Thomaz Bastos. Uma perda enorme para a democracia brasileira. Minha dor!"

JOSÉ GUIMARÃES, deputado federal de Ceará pelo PT.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Renan Calheiros e Henrique Alves lamentam morte de Thomaz Bastos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!