MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Desmatamento na Amazônia aumenta em outubro, aponta ONG

SÃO PAULO, SP - Levantamento feito pela ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), de Belém, aponta um aumento de 467% no desmatamento da Amazônia na comparação entre outubro de 2013 e o mesmo período de 2014.A ONG opera um sistema de al

Da Redação

·
Foto: arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.11.2014, 18:12:00 Editado em 27.04.2020, 20:05:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Levantamento feito pela ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), de Belém, aponta um aumento de 467% no desmatamento da Amazônia na comparação entre outubro de 2013 e o mesmo período de 2014.

continua após publicidade

A ONG opera um sistema de alerta de desmatamento e degradação, o SAD, similar ao Deter, mantido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para o Ministério do Meio Ambiente. Em outubro do ano passado, o SAD detectou 43 km² de desmate da Amazônia Legal. Neste ano, foram 244 km².

Os Estados que mais desmataram em outubro deste ano foram Rondônia (27%), Mato Grosso (23%), Pará (22%) e Amazonas (13%).

continua após publicidade

Segundo a Imazon, o desmatamento acumulado no período de agosto a outubro de 2014, que correspondem aos três primeiros meses do calendário oficial de medição do desmatamento, atingiu 1.082 km². Isso significa um aumento de 226% do desmatamento em relação ao período anterior (agosto de 2013 a outubro de 2013), quando 332 km² foram desmatados.

O desmatamento na Amazônia disparou em agosto e setembro, segundo dados do governo. Foram devastados 1.626 km² de florestas, um crescimento de 122% sobre os mesmos dois meses de 2013. As informações são do sistema de alertas de desmatamento Deter.


DEGRADAÇÃO

continua após publicidade

A degradação da floresta (que corresponde às florestas queimadas ou intensamente exploradas pela atividade madeireira) também sofreu alta, de 1.070%, quando confrontados os meses de outubro de 2013 e de 2014.

Neste ano, 468 km² de florestas na Amazônia Legal foram degradadas, contra 40 km² em 2013.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Desmatamento na Amazônia aumenta em outubro, aponta ONG"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!