Política

Apucarana: Requerimento na Câmara prevê castração de cães 

Da Redação ·
Apucarana: Requerimento na Câmara prevê castração de cães de rua - Foto:  Arquivo/Tribuna do Norte
Apucarana: Requerimento na Câmara prevê castração de cães de rua - Foto: Arquivo/Tribuna do Norte

O vereador Luiz Cordeiro Magalhães, do PT, apresentou requerimento na sessão ordinária de ontem (11) à noite da Câmara de Vereadores de Apucarana solicitando que o Executivo tome iniciativa para conter o aumento do número de cães de rua na cidade.

continua após publicidade

Conforme Magalhães, o Poder Público deveria estudar uma forma de estabelecer convênios com clínicas particulares ou construir uma sala específica no canil de Apucarana especificamente para a castração de cachorros que perambulam pelas vias públicas da cidade. "Hoje vemos a castração como algo muito importante com fins de utilidade pública, nós fizemos uma licitação, que deve sair até o fim do ano, para iniciar a construção do centro cirúrgico que será junto ao canil, com ele pronto, a ideia é castrar animais daqui e também de proprietários de baixa renda, e assim, conseguir diminuir o número de animais de rua" citou Luan Rafael Guapuruvu, biólogo e coordenador do Canil Municipal.

continua após publicidade

Conforme fontes de entidades não governamentais ligadas a proteção dos animais, hoje existem mais de seis mil cães de rua em Apucarana. 

LONDRINA -  Recentemente foi realizada no auditório da Acil, em Londrina, uma audiência pública sobre animais abandonados na cidade. Na oportunidade, a Comissão de Políticas Públicas para Animais Abandonados apresentou os trabalhos que vêm sendo realizados. Na sequência, foi aberto o debate com a participação do prefeito Alexandre Kireeff, para que os presentes pudessem questionar, sanar dúvidas e apontar sugestões sobre o tema.

O coordenador da comissão, Alessandro Caseri enfatizou que o serviço mais urgente é o controle populacional através da esterilização cirúrgica (castração). Para isso, a comissão, através da Secretaria Municipal de Saúde, busca estabelecer convênios com clínicas e/ou hospitais veterinários.

Além disso, o coordenador ressaltou que a comissão está elaborando o projeto "Guarda Responsável", o qual tem como objetivo primordial dialogar com as crianças do segundo ano do ensino fundamental sobre as necessidades básicas que envolvem o universo do animal de estimação.

Com colaboração de Bruno Leonel