MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Requião critica decisão da Câmara contrária à atuação dos conselhos populares

Quem tem medo do povo? Foi o que perguntou o senador Roberto Requião (PMDB-PR) ao criticar a decisão da Câmara dos Deputados de derrubar o decreto presidencial sobre a atuação dos conselhos populares.Requião lembrou que o país conta com milhares desses co

Da Redação

·
Foto: arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.11.2014, 17:30:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Quem tem medo do povo? Foi o que perguntou o senador Roberto Requião (PMDB-PR) ao criticar a decisão da Câmara dos Deputados de derrubar o decreto presidencial sobre a atuação dos conselhos populares.

continua após publicidade

Requião lembrou que o país conta com milhares desses conselhos, como os da saúde, do meio ambiente, do fundo de amparo ao trabalho e o Conselho de Comunicação do Senado. Inclusive, eles existem há muito tempo e o mais antigo, o Conselho Nacional de Educação foi criado há mais de 70 anos, explicou o senador.

Na opinião de Roberto Requião, a resistência a esse decreto revela que há setores políticos e empresariais que não querem ver o povo participando diretamente das decisões sobre os destinos do país e temem as brechas da Constituição que podem tornar viável a democracia direta no país.

continua após publicidade

- O nosso povo, nos últimos anos, tornou-se visível nos aeroportos, nos shoppings, nos restaurantes, nos cinemas e nas universidades. Se a visibilidade do povo brasileiro já é desconfortável para esta gente, imagine o povo opinando, sugerindo, exigindo. Os conselhos não são deliberativos, eles são opinativos. É uma forma de ampliar um pouco o debate, na forma recomendada pela Constituição.

Roberto Requião criticou também a postura da mídia em relação aos conselhos populares, afirmando que os empresários do setor temem os efeitos da democracia participativa sobre os meios de comunicação.

- A imprensa-empresa tem pânico de que a democratização das instituições, a democracia participativa, a radicalização da democracia, ilumine o canto escuro da manipulação da informação - disse o senador.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Requião critica decisão da Câmara contrária à atuação dos conselhos populares"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!