MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PGR denuncia Maluf por suspeita de caixa dois em campanha

BRASÍLIA, DF - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou o deputado Paulo Maluf (PP-SP) por utilizar recursos de uma de suas empresas na campanha de 2010 e não declará-las à Justiça Eleitoral.No pedido de abertura de processo ao STF (Supre

Da Redação

·
Foto: Leonardo Prado/ Câmara dos Deputadores
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Leonardo Prado/ Câmara dos Deputadores
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.11.2014, 13:25:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou o deputado Paulo Maluf (PP-SP) por utilizar recursos de uma de suas empresas na campanha de 2010 e não declará-las à Justiça Eleitoral.

continua após publicidade

No pedido de abertura de processo ao STF (Supremo Tribunal Federal), Janot sustenta que a Eucatex, empresa da família Maluf, forneceu R$ 168.500, gastos na compra de material de publicidade do então candidato à reeleição.

O montante, segundo o PGR, não consta na prestação de contas enviada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o que caracterizaria a prática de caixa dois.

continua após publicidade

"O denunciado tinha plena consciência dos fatos praticados e, podendo agir de forma diversa, não realizou nenhuma conduta para impedir o resultado", justifica Janot em seu texto protocolado no STF. O caso está nas mãos do ministro Luiz Fux, ministro relator do caso na corte.

Além de Maluf, foi acusado de participar da fraude Sérgio Stefanelli Gomes, que assina as contas da campanha entregues pelo deputado ao TSE.

Janot enquadra o parlamentar no artigo 299 do Código Penal. O trecho versa sobre omissão de documentos, com objetivo de criar obrigação ou alterar a verdade sobre um fato juridicamente relevante. A pena prevista nesse caso varia de um a cinco anos de prisão, fora a multa.

continua após publicidade

A denúncia do PGR lembra ainda que a empresa Eucatex também foi utilizada por Maluf em outros "esquemas delitivos em que está envolvido, para remessa ilegal de capitais ao exterior, notadamente recursos públicos desviados da Prefeitura de São Paulo".

No final do ano passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu os direitos políticos de Maluf por cinco anos, jogando água nos planos de reeleição do deputado. Maluf, na ocasião, foi condenado por desvios de verba na construção do túnel Ayrton Senna.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PGR denuncia Maluf por suspeita de caixa dois em campanha"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!