Política

Vice de Serra é deputado federal em primeiro mandato

Da Redação ·
 Antes de ser anunciado como vice, ele tentava acalmar a crise entre o PSDB e o DEM
fonte: Google Imagens
Antes de ser anunciado como vice, ele tentava acalmar a crise entre o PSDB e o DEM

O DEM anunciou nesta quarta-feira (30) que o deputado federal Índio da Costa (DEM-RJ) será o vice na chapa de José Serra (PSDB) à presidência da República.  

continua após publicidade

Antes de ser anunciado como vice, ele tentava acalmar a crise entre o PSDB e o DEM, desencadeada com o anúnio do tucano Álvaro Dias como vice de Serra, nome que não havia sido aprovado pelo DEM: "Conveção Nacional do DEM hoje garantirá apoio ao Serra", afirmava em sua página no twitter pela manhã.  

Antônio Pedro de Siqueira Indio da Costa tem 39 anos, nasceu no Rio de Janeiro e está em seu primeiro mandato como deputado federal. É bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes, com especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  

continua após publicidade

Foi três vezes vereador do Rio de Janeiro antes de se eleger deputado federal em 2007. Índio da Costa foi o relator do grupo de trabalho que analisou o projeto ficha limpa, que impede as candidaturas de políticos com condenações judiciais em órgãos colegiados.  

Em 1993, primeiro mandato de Cesar Maia na prefeitura do Rio, foi assessor do Gabinete do Prefeito. Foi Secretário Municipal de Administração nos outros dois mandatos de Maia, em 2001 e 2005.  

Índio da Costa se filiou ao antigo PFL, atual DEM, em 1995. Saiu da legenda em 1999 e filiou-se ao PTB, para voltar ao PFL dois anos depois, mesma movimentação feita por Cesar Maia.