Política

Aécio diz que proposta sobre fim da reeleição não depende só dele

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Aécio diz que proposta sobre fim da reeleição não depende só dele
Aécio diz que proposta sobre fim da reeleição não depende só dele

SÃO PAULO, SP - O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, recebeu na manha desta terça-feira (7) um telefonema do vice na chapa de Marina Silva, Beto Albuquerque (PSB). 

continua após publicidade

O tucano disse que se tratou de uma conversa de "amigos", sem sinalização sobre quando a pessebista falará do apoio a ele. 

Marina está formulando o discurso e as demandas que apresentará para apoiar Aécio. Entre as propostas está o compromisso com o fim da reeleição. 

continua após publicidade

A proposta já consta do programa de governo de Aécio. Ele prega o fim da reeleição, com mudança no mandato de quatro para cinco anos e coincidência das votações, levando a escolha de prefeitos, por exemplo, a acontecer no mesmo ano quebra de governador e presidente. 

Questionado nesta terça sobre o assunto, Aécio ressaltou a proposta de seu plano de governo, mas disse que a aprovação do texto e a mudança na legislação não dependem apenas dele. 

Como atrelou o fim da reeleição à coincidência das votações para todos os cargos, diz que terá que ouvir governadores e prefeitos sobre o assunto, além do Congresso. 

continua após publicidade

Ele, no entanto, deixou uma janela para negociar os termos de seu compromisso com Marina. "Nossa proposta está sempre aberta a novas contribuições, é uma construção permanente", disse. 

O tucano afirmou estar aguardando "com muito respeito as movimentações" dos partidos que apoiaram outras candidaturas este ano.