Política

Beto Richa é reeleito governador do Paraná

Da Redação ·
Richa depois de votar em Curitiba -Foto: Divulgação
Richa depois de votar em Curitiba -Foto: Divulgação

O governador Beto Richa (PSDB) foi reeleito no Paraná. Com 98% dos votos apurados, candidato do PSDB tem 55,77% dos votos válidos. Roberto Requião (PMDB) aparece com 27,51% e Gleisi Hoffmann (PT) com 14,83%. Cida Borghetti (PROS) será a vice-governadora no próximo mandato.

continua após publicidade

Carlos Alberto Richa é natural de Londrina, no norte do Paraná. Filho do ex-governador José Richa, nasceu em 29 de julho de 1965 e é formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Disputou a primeira eleição em 1992, para vereador de Curitiba, mas terminou como suplente. Foi eleito deputado estadual dois anos depois, já pelo PSDB, sendo reeleito em 1998.

Tornou-se vice-prefeito de Curitiba em 2000, na chapa encabeçada por Cássio Taniguchi (PFL). A primeira tentativa de chegar ao Governo do Paraná ocorreu dois anos depois, ficando em terceiro lugar na eleição vencida por Roberto Requião (PMDB). Retornou, então, à Prefeitura de Curitiba na condição de vice para, em 2004, ser eleito prefeito. Foi reeleito em 2008. Antes do término do mandato, Richa renunciou em março de 2010 para se tornar apto a concorrer novamente ao governo do estado naquele mesmo ano. Venceu a eleição no primeiro turno, derrotando o ex-senador Osmar Dias (PDT). 

continua após publicidade

Todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas após o início da campanha eleitoral de 2014, pelos institutos Ibope e Datafolha, mostraram o candidato à reeleição à frente dos demais adversários. Na última semana de campanha, os institutos passaram a registrar a possibilidade de vitória de Richa já no primeiro turno, o que acabou confirmado pelas urnas.