Política

Reeleição funciona como a mãe de todas as corrupções, diz Barbosa

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Reeleição funciona como a mãe de todas as corrupções, diz Barbosa
fonte:
Reeleição funciona como a mãe de todas as corrupções, diz Barbosa

SÃO PAULO, SP - O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa afirmou nesta terça-feira (16) que a reeleição funciona como a mãe de todas as corrupções.

continua após publicidade

"Em países em fase de consolidação institucional, a reeleição funciona como a mãe de todas as corrupções", disse Barbosa durante seu discurso no 13° Congresso Internacional de Shopping Centers, na zona sul de São Paulo.

Barbosa atacou ainda o instituto da reeleição ao falar sobre mudanças que ele considera necessárias para o sistema institucional do país.

continua após publicidade

O ex-presidente do STF deve proferir outras quatro palestras na sequência, em Santa Catarina, agendadas pela ATA Palestras. Além de ministrar palestras, o ex-magistrado pretende, no futuro, trabalhar na área jurídica, elaborando pareceres.


SAÍDA DO SUPREMO

O ex-presidente do STF pediu sua aposentadoria do STF, onde poderia permanecer até 2024, quando completará 70 anos.

Em uma despedida discreta, sem discursos e homenagens, Barbosa definiu a sua atuação no STF como a de alguém que "comprou briga sempre que (...) havia tentativas de desviar-se do caminho correto, que é aquele traçado pela Constituição".