Política

Empresários entregam a Richa algumas propostas para a região

Da Redação ·
 Um documento, entregue pelo presidente da ACIM de Maringá, reúne propostas de 30 associações empresariais
fonte: Divulgação
Um documento, entregue pelo presidente da ACIM de Maringá, reúne propostas de 30 associações empresariais

Um documento com propostas para o desenvolvimento social e econômico da região Norte Central do Estado foi entregue ao candidato do PSDB ao Governo do Paraná, Beto Richa, durante encontro com empresários, na manhã desta quarta-feira (23), na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), em Maringá. O documento, entregue pelo presidente da ACIM, Adílson Emir Santos, e pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento de Maringá (CODEM), Luis Fernando Ferraz, reúne propostas de 30 associações empresariais.

continua após publicidade

“É uma grande contribuição ao nosso Plano de Governo, que estamos construindo com encontros em todas as regiões do Estado”, afirmou Richa. Desde abril, Richa participou de encontros em 96 municípios. Até esta quinta-feira (24), percorrerá, em três dias, 14 municípios da região de Maringá. “O Plano de Governo que vamos apresentar aos paranaenses será registrado em cartório, para que toda a sociedade possa acompanhar a implantação de cada uma das propostas”, afirmou Richa.

continua após publicidade

Entre as propostas apresentadas pelos empresários, estão a retomada do projeto de implementação da hidrovia do Ivaí; o incentivo ao desenvolvimento do Parque Tecnológico de Maringá; a ampliação do aeroporto de Maringá; a estruturação física e técnica da Região Metropolitana de Maringá e a transferência dos prédios públicos para a área do antigo aeroporto, na região Sul da cidade. “A ampliação do aeroporto de Maringá é estratégica para estimular a exportação, especialmente da indústria de confecção”, explicou Luiz Fernando Ferraz, presidente do CODEM.

continua após publicidade

Para o presidente da ACIM, Adílson Emir Santos, Richa é um grande parceiro da associação. “Ele foi escolhido dez vezes o melhor prefeito do Brasil e, em 2008, foi eleito pela revista Época uma das 100 personalidades mais influentes do País. Todos nós conhecemos o vasto currículo do Beto Richa. Um grande currículo se traduz em obras e ações. Ficamos perplexos ao ver tantas obras feitas em seu governo em Curitiba, mais de 7.000 em cinco anos”, disse Santos. “Se fez tudo isso como prefeito, fará muito mais como governador.”

RELAÇÃO DE CONFIANÇA COM AS PESSOAS

continua após publicidade

“Eu não faço política com demagogia. Trabalho com coerência. Foi desta forma que aprendi a fazer política em casa, com o meu pai, José Richa. Foi assim que construímos uma sólida relação de confiança com as pessoas”, afirmou Richa durante o encontro com empresários. Para ele, é necessário levar industrialização para o interior do Estado. “É preciso investir em infraestrutura, na melhoria da malha viária, nos aeroportos, em alternativas ferroviárias. É preciso também fortalecer as empresas públicas. A Copel, a Sanepar e o Porto de Paranaguá, por exemplo, devem estar sob o controle do Estado porque são estratégicas para a promoção do desenvolvimento do Paraná.”

continua após publicidade

Também participaram do encontro o presidente da Fecomércio, Darci Pianna; o presidente do Sebrae Paraná, Jefferson Nogaroli; o vice-presidente da Fiep, Paulo Meneghetti; o reitor da Cesumar, Wilson Matos; os deputados estaduais Durval Amaral (DEM) Cida Borghetti (PP), Luiz Nishimori (PSDB) e Wilson Quinteiro (PSB); e o prefeito de Castro, Moacir Fadel (PMDB).

ROTEIRO NA REGIÃO

Na terça-feira (22), Beto foi a Atalaia, Flórida, Ângulo e Iguaraçú. Na quarta-feira (23), Itaguajé, Santa Inês, Santo Inácio, Colorado e Lobato. Na quinta-feira (24), os encontros serão em Nossa Senhora das Graças, Guaraci, Santa Fé, Munhoz de Mello e Astorga.