MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Brasil e China tem parceria "estratégica, sólida e promissora", diz Dilma

BRASÍLIA, DF - A presidente Dilma Rousseff destacou, em almoço com o chinês Xi Jinping, a "parceria estratégica, sólida e promissora" entre os dois países. Após cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (17), Dilma recebe o presidente da China

Da Redação

·
Brasil e China tem parceria "estratégica, sólida e promissora", diz Dilma
Icone Camera Foto por Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.07.2014, 14:01:00 Editado em 27.04.2020, 20:11:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF - A presidente Dilma Rousseff destacou, em almoço com o chinês Xi Jinping, a "parceria estratégica, sólida e promissora" entre os dois países. Após cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (17), Dilma recebe o presidente da China no Palácio Itamaraty.

continua após publicidade

"Sua visita em particular (...) é de especial relevância para o Brasil. Nós celebramos os 40 anos do estabelecimento de nossas relações diplomáticas, da melhor forma possível, fazendo avançar uma parceria estratégica, sólida e promissora. Anunciamos juntos novos investimentos e a ampliação de nossa cooperação em todas as áreas", afirmou.

Ao todo, foram assinados pouco mais de três dezenas de atos, entre a venda de 60 aviões da Embraer e criação de institutos Confúcio -para ensino do mandarim- em universidades brasileiras.

continua após publicidade

Em seu discurso, Dilma destacou que o Brasil reduziu, nos últimos anos, "a pobreza e a desigualdade e investimos fortemente em educação, infraestrutura inovação". Ela ainda citou o filósofo Confúcio para elogiar a visita de seu homólogo chinês.

"Diz ele: quando revemos um amigo que vem de tão longe, não há como não sentir uma imensa alegria. Revê-lo no Brasil é receber um amigo, que cruzou longas distâncias para chegar até aqui."

Xi Jinping lembrou que "apesar da grande distância geográfica, somos estreitamente ligados", citando a vinda dos primeiros chineses -produtores de chá- ao Brasil, no início do século XIX.

Os presidentes terão mais tarde encontro com outros chefes de Estado e governo da América do Sul e do quarteto da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Brasil e China tem parceria "estratégica, sólida e promissora", diz Dilma"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!