Política

Dilma rebate críticas de que governo discrimina Paraná

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Dilma rebate críticas de que governo discrimina Paraná
fonte: Foto: Arquivo
Dilma rebate críticas de que governo discrimina Paraná

A presidente Dilma Rousseff rebateu, nesta quinta-feira (3), as críticas do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), de que o estado é discriminado pela gestão federal.

continua após publicidade

Dilma dedicou o início do discurso feito na Plenária Estadual do PT, em Curitiba, para mencionar investimentos da União no Paraná desde a área de mobilidade urbana a financiamentos de projetos e programas voltados para a agricultura. Segundo ela, apenas com recursos dos Programas de Aceleração do Crescimento (PACs), o governo federal direcionou R$ 47 bilhões ao estado.

Dilma estava acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula, da senadora Gleisi Hoffmann e outras lideranças políticas. A Plenária, que tinha como objetivo lançar oficialmente o nome de Gleisi Hoffmann ao governo do estado, ocorreu em um teatro da capital paranaense, e a platéia, com capacidade para quase 2.500 pessoas, estava lotada.

A suposta discriminação está ligada a liberação de financiamentos, como o do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste). O dinheiro demorou dois anos para chegar ao cofre paranaense. A demora provocou uma verdadeira guerra de braço entre os governos federal e estadual.