Assembleia aprova menção honrosa pelos 80 anos da primeira paróquia - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Política

Assembleia aprova menção honrosa pelos 80 anos da primeira paróquia

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou homenagem à Arquidiocese de Londrina, com título de Menção Honrosa, pela comemoração dos 80 anos de instalação da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, a primeira do município. É também o padroeiro da Catedral Metropolitana e da cidade, celebrado nesta sexta-feira (dia 27) com atividades religiosas e confraternização da comunidade.

A proposta apresentada em plenário pelo deputado estadual Tercilio Turini lembra que a criação da paróquia foi em 9 de março de 1934, nove meses antes da fundação oficial do município, ocorrida em 10 de dezembro daquele ano. O então bispo de Jacarezinho, dom Fernando Taddei, veio a Londrina para apresentar o primeiro pároco, padre Carlos Dietz.

Para sediar a paróquia, a comunidade construiu a primeira igreja matriz onde está hoje a Catedral. “Londrina tem tradição de formar grandes lideranças católicas. Vemos também que a Arquidiocese exerce papel importante na sociedade, que vai além do fortalecimento da fé cristã. O trabalho social é consistente, com participação exemplar no dia a dia da cidade, sempre buscando a mediação, a defesa dos interesses coletivos, justiça e paz para Londrina”, afirma Turini.

O deputado destaca também que é um orgulho para a comunidade londrinense e do Norte do Paraná ter na cidade três líderes religiosos de grande representatividade na igreja católica: o atual arcebispo dom Orlando Brandes, o emérito dom Albano Cavallin e o ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Majella Agnelo, que ocupou também importante cargo no Vaticano.

“Nossa homenagem à Arquidiocese de Londrina é extensiva a todos os católicos. É também um reconhecimento por tudo que fizeram pela cidade e demais municípios da região”, diz Tercilio Turini.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Assembleia aprova menção honrosa pelos 80 anos da primeira paróquia"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.