MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Sem Barbosa, Lewandowski preside sessão de recursos do mensalão no STF

BRASÍLIA, DF - O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, não participará da sessão plenária desta quarta-feira (25), quando recursos apresentados por condenados do mensalão, entre eles o do ex-ministro José Dirceu e o do ex-presiden

Da Redação

·
Sem Barbosa, Lewandowski preside sessão de recursos do mensalão no STF
Icone Camera Foto por Foto: Gervásio Baptista/ SCO/STF
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.06.2014, 15:50:00 Editado em 27.04.2020, 20:12:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF - O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, não participará da sessão plenária desta quarta-feira (25), quando recursos apresentados por condenados do mensalão, entre eles o do ex-ministro José Dirceu e o do ex-presidente do PT José Genoino, serão julgados pela corte.

continua após publicidade

A reportagem apurou que o presidente aproveitará o dia para escrever seu discurso de despedida, que será lido em plenário na última sessão antes do recesso, no dia 1º de julho. Além disso, evitará constrangimentos no caso do plenário alterar suas decisões na execução penal do mensalão.

Apesar de Barbosa estar impedido de atuar no mensalão desde que deixou a relatoria do caso, havia uma dúvida se os recursos seriam julgados uma vez que a pauta publicada no site do Supremo para a sessão desta quarta tem como itens iniciais ações que questionam uma resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

continua após publicidade

Se Barbosa presidisse a sessão e chamasse a julgamento as ações sobre a resolução do TSE poderia não sobrar tempo para a análise dos recursos apresentados pelos condenados do mensalão.

Sem Barbosa, a sessão será presidida pelo vice-presidente, Ricardo Lewandowski. Como os recursos apresentados são considerados prioritários, uma vez que os condenados estão presos, Lewandowski os julgará logo no início dos trabalhos.

Nos recursos, Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-deputado Romeu Queiroz (PTB-MG) e o advogado Rogério Tolentino, que trabalhava para o publicitário Marcos Valério, pedem que o plenário do Supremo derrube uma decisão de Barbosa que impediu o grupo de trabalhar fora do presídio.

Há também um recurso apresentado pela defesa de Genoino, que quer o envio de seu cliente para prisão domiciliar por motivos de saúde, uma vez que o ex-presidente do PT é cardiopata e passou por uma cirurgia no ano passado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Sem Barbosa, Lewandowski preside sessão de recursos do mensalão no STF"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!