Política

Dilma lança novo Pronatec com meta de 12 milhões de matrículas

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Dilma lança novo Pronatec com meta de 12 milhões de matrículas
fonte: Fotos: Roberto Stuckert Filho/ PR
Dilma lança novo Pronatec com meta de 12 milhões de matrículas

BRASÍLIA, DF - Uma das principais bandeiras de sua gestão, a presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (18) a segunda etapa do Pronatec, programa de ensino técnico do governo federal, com uma meta de 12 milhões de matrículas a partir de 2015.

continua após publicidade

Segundo ela, serão 220 cursos técnicos contemplados na nova etapa do programa e 646 cursos de qualificação oferecidos gratuitamente por institutos federais pelos próximos quatro anos.

"Falamos em 12 milhões [de novas vagas] com a certeza de que esse número é viável. Porque nós demonstramos ao longo desse período e construímos nossa curva de aprendizado. Nós hoje sabemos como se faz, nós hoje podemos melhorar muito o Pronatec", disse a presidente em seu discurso.

continua após publicidade

A primeira etapa do Pronatec ainda não cumpriu completamente sua meta inicial. São, segundo números do governo atualizados até a semana passada, 7,4 milhões de matrículas realizadas desde o seu lançamento, em 2011. A meta atual é de 8 milhões de vagas, que serão, conforme promessa da presidente, alcançadas até o fim do ano.

O anúncio da segunda etapa do programa faz parte de um pacote do Palácio do Planalto de anúncios de aditivos a seus principais programas de governo. Estão previstos para as próximas semanas anúncios de novas etapas do Minha Casa, Minha Vida e do Ciência Sem Fronteiras.

A preocupação do governo em vitaminar suas principais marcas segue avaliação informal de que, às vésperas do anúncio oficial de sua candidatura, Dilma precisa "personalizar" sua gestão.