MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PMDB oficializa Iris Rezende como pré-candidato

GOIÂNIA, GO - O PMDB goiano oficializou nesta quarta-feira (11) o nome de Iris Rezende como o pré-candidato a governador do Estado pelo partido. O anúncio ocorreu cerca de 20 dias depois de o empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi, divulgar ter d

Da Redação

·
PMDB oficializa Iris Rezende como pré-candidato - Foto: goias24horas.com.br
Icone Camera Foto por
PMDB oficializa Iris Rezende como pré-candidato - Foto: goias24horas.com.br
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.06.2014, 08:41:00 Editado em 27.04.2020, 20:13:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GOIÂNIA, GO - O PMDB goiano oficializou nesta quarta-feira (11) o nome de Iris Rezende como o pré-candidato a governador do Estado pelo partido. O anúncio ocorreu cerca de 20 dias depois de o empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi, divulgar ter desistido da disputa.

Com a saída de Friboi do pleito, o PMDB chegou a ficar algumas semanas sem candidato oficial a governador em Goiás, já que Rezende, no final de abril, também havia retirado sua pré-candidatura -anunciada no início daquele mesmo mês.

A decisão do diretório estadual do PMDB em convidar Rezende para assumir a cabeça de chapa das eleições foi tomada em reunião no dia 2 de junho.

"Sei que muitos torceram para nossa divisão. Muitos torceram para que o PMDB não tivesse candidato a governador de Goiás. Muitos torceram para a nossa derrota. Quero deixar um recadinho para eles: apertem os cintos porque o PMDB está pronto, está forte, com Iris, pronto para essa guerra", disse o presidente do diretório goiano da sigla, deputado estadual Samuel Belchior.

Em seu discurso, Rezende, que já governou Goiás por dois mandatos, afirmou que há dois dias não era pré-candidato. Ele disse ter tido uma reunião com deputados federais, estaduais e com o prefeito de Aparecida de Goiânia, o também ex-governador Maguito Vilela, quando foi "convencido que precisava disputar mais essa".

Com 80 anos de idade, essa será a quinta vez que o peemedebista disputará o governo de Goiás. A última tentativa foi na campanha de 2010, quando chegou ao segundo turno, mas foi derrotado pelo atual governador Marconi Perillo (PMDB).

Ao recordar que iniciou sua vida política ainda na década de 1950, sendo eleito pela primeira vez em 1958, como vereador em Goiânia, Rezende disse que "nenhum goiano deve tanto a Deus e ao povo quanto ele." "É por isso que estou aí".

Apesar da disputa com Júnior Friboi, Rezende afirmou que o PMDB, hoje, está unido. "Tenho certeza disso. Porque nós nos confundimos pelo sentimento e pelo amor a esse partido que não foi fundado para atender interesses de um ou de outro cidadão."

Rezende disse ainda não buscarem "o poder pelo poder nem por sentimento de vingança". "Vamos redimir a honra e a dignidade de Goiás que se sentiu nacionalmente envergonhado quando o poder se misturava aos marginais".

ANÚNCIO SIMBÓLICO
O anúncio da pré-candidatura de Rezende ocorreu no mesmo auditório da Assembleia Legislativa de Goiás onde, há pouco mais de um ano, Júnior Friboi assinou ficha de filiação ao PMDB sem esconder seu interesse em ser o candidato a governador pelo partido. Assim como no evento do ano passado, o vice-presidente da República, Michel Temer, esteve presente.

"Sei o quanto o Iris já fez pelo Brasil. Tanto como senador, como ministro da Justiça, em vários cargos que ele ocupou no governo federal sempre teve uma atuação brilhante, que engrandece o PMDB", disse Temer.

Quanto à unidade do partido, o vice-presidente afirmou sempre trabalhar por ela. "Ao longo desses anos conseguimos uma grande unidade no plano nacional. Agora precisamos ter unidade também para entender que as vezes existem as divergências locais. Aqui, por ser o Iris, vou pregar muito a unidade do partido" disse.

APOIO A DILMA
Um dia após a convenção nacional do PMDB que aprovou com 59% dos votos o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff, Temer comentou o resultado dizendo que nunca tiveram uma unanimidade no placar. "O que temos, sim, é uma unidade de ação. Sabemos compreender as diversidades".

Em relação à aliança com o PT em Goiás, o presidente do PMDB nacional, senador Valdir Raupp (RO), afirmou que se no primeiro turno tiver uma divisão "também não é de todo ruim".

"Claro que se o PT puder vir para a coligação com Iris Rezende será bem-vindo, mas se por acaso tiver decidido a situação deles, vamos coligar no segundo turno". O PT anunciou no final de março ter um pré-candidato ao governo goiano, o ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PMDB oficializa Iris Rezende como pré-candidato "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!