Política

Só eu que não caí, diz Lula sobre pesquisa Datafolha

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Só eu que não caí, diz Lula sobre pesquisa Datafolha
fonte: Foto: arquivo
Só eu que não caí, diz Lula sobre pesquisa Datafolha

PORTO ALEGRE, RS - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (6) estar desinformado sobre a pesquisa Datafolha que apontou queda dos pré-candidatos Dilma Rousseff e Eduardo Campos na corrida presidencial.

continua após publicidade

Na chegada a um evento em Porto Alegre pela manhã, o presidente foi questionado sobre o assunto. Disse apenas que não viu o levantamento e, ao ser informado da redução generalizada dos pré-candidatos, ironizou: "Só eu que não caí porque eu não vou concorrer."

Em palestra em um seminário promovido pelo jornal "El País", ele fez um balanço dos governos petistas na Presidência e atribuiu o crescimento da economia à sua gestão.

continua após publicidade

Criticou também quem afirma que o esforço de empresas e cidadãos, e não do governo, foi o responsável pelos avanços do país em diversas áreas da última década. Esse discurso é frequentemente adotado pelo pré-candidato tucano Aécio Neves.

O Datafolha entrevistou 4.337 pessoas entre terça (3) e quinta (5) em 207 municípios. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.

A disputa eleitoral deste ano também poderá ficar marcada por uma forte tendência de clivagem regional. O maior contraste está entre os nove Estados da região Nordeste e os quatro do Sudeste. No Nordeste, cujo apoio foi decisivo para a eleição da presidente em 2010, Dilma ostenta ampla vantagem sobre seus adversários: 48% para a petista contra 11% de Eduardo Campos e 10% de Aécio.

No Sudeste, a disputa está mais apertada. Na região mais populosa do país, Dilma tem 26% e aparece em situação de empate técnico com Aécio, que foi governador de Minas Gerais e tem 25%. Campos, que governou Pernambuco, tem 4%.