MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Deputado orientado por doleiro deve ser expulso

SÃO PAULO, SP - O deputado federal Luiz Argôlo (SDD-BA) perdeu nesta sexta-feira (16) o cargo de vice-líder do partido na Câmara dos Deputados por causa de suas relações com o doleiro Alberto Youssef e deve ser expulso da agremiação na próxima semana.O en

Da Redação

·
Deputado orientado por doleiro deve ser expulso
Icone Camera Foto por Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.05.2014, 17:33:00 Editado em 27.04.2020, 20:14:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - O deputado federal Luiz Argôlo (SDD-BA) perdeu nesta sexta-feira (16) o cargo de vice-líder do partido na Câmara dos Deputados por causa de suas relações com o doleiro Alberto Youssef e deve ser expulso da agremiação na próxima semana.

continua após publicidade

O encontro para discutir a expulsão de Argôlo foi marcado para a próxima terça-feira. Contas feitas por lideranças do partido apontam que, dos 24 deputados do SDD, apenas três apoiam a sua permanência na legenda.

Relatório da Polícia Federal revelado na edição desta sexta pela Folha de S.Paulo mostra que o doleiro orientou o deputado a ocupar a vice-liderança do SDD para ficar "mais perto do governo".

continua após publicidade

O relatório da PF foi enviado nesta quinta-feira (15) pelo juiz federal Sérgio Moro ao Supremo Tribunal Federal para eventual abertura de ação penal contra o parlamentar.

Youssef está preso desde 17 de março deste ano na Operação Lava Jato sob acusação de comandar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou R$ 10 bilhões, que teria ramificações em partidos como o PT, PMDB, PP e Solidariedade.

Na mensagem interceptada pela PF, de 9 de outubro do ano passado, o deputado do SDD pergunta ao doleiro: "Vc acha q devo pegar a vice lide ou a comissão de orçamento?? Ou nada??". "Pega a vice liderança porque esse cara não vai estar todo tempo aí. Assim você tem mais controle sobre ele e vai estar [o] tempo todo com [o] governo. Comissão de orçamento é muito boa, mas acho que em outro momento. Nesse [momento] tem que estar perto do governo ", respondeu o doleiro.

continua após publicidade

"Esse cara" é o líder do SDD na Câmara, o deputado federal Fernando Francischini, do Paraná.

Até agora a Justiça não encontrou indícios de crime na citação feita a Francischini.

O relatório enviado ao Supremo aponta indícios de que Argôlo usou verba da Câmara para pagar passagens aéreas e hotel em encontros que teve com o doleiro. O documento cita também que o deputado recebia dinheiro do doleiro no apartamento funcional cedido pela Câmara dos Deputados.

continua após publicidade

A PF contabilizou 1.411 mensagens trocadas entre os dois entre 14 de setembro de 2013 e 17 de março de 2014. O deputado usava o celular da Câmara ou um aparelho Black Berry exclusivo para trocar mensagens com o doleiro, ainda segundo a PF.

Nesses seis meses, Youssef discute repasses de valores ao deputado que, se concretizados, somam cerca de R$ 1,5 milhão, segundo conta feita pela Folha de S.Paulo a partir dos valores mencionadas nas mensagens.

O documento da PF aponta doações de empreiteiras a Argôlo que teriam sido intermediadas por Youssef.

Na quinta (15), a Comissão de Ética instaurou processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado, o que pode resultar na sua cassação.

Argôlo não foi encontrado para comentar as suspeitas contra ele.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Deputado orientado por doleiro deve ser expulso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!