Política

Procuradoria vai divulgar nomes no Twitter

Da Redação ·
 As listas começarão a circular na rede social no meio de julho
fonte: googleimagens.com
As listas começarão a circular na rede social no meio de julho

Uma das redes sociais que mais crescem no país, o Twitter agora vai ajudar os eleitores a descobrir quais candidatos respondem a processos ou têm registros de candidatura indeferidos – os fichas sujas. A iniciativa é da Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

continua após publicidade

O site é usado para compartilhar mensagens de até 140 caracteres. O Brasil já está no segundo lugar do ranking de países que mais usam o serviço. A Procuradoria vai aproveitar esse grande fluxo de acessos para divulgar links de sites com listas as fichas dos candidatos, sejam criminais ou que mostram contas reprovadas. A Justiça Eleitoral e os tribunais de conta são os responsáveis pelas relações.

continua após publicidade

Silvana Batini, procuradora regional eleitoral, diz que o Twitter é uma ferramenta importante por causa da agilidade na disseminação de informações:

- Acreditamos que tanto o site da Procuradoria quanto principalmente o Twitter podem ter um efeito exponencial no sentido de levar à população fluminense informações que a ajudem a escolher bem seus candidatos. É uma questão de transparência nas eleições.

continua após publicidade

O projeto é direcionado ao público em geral, mas deve atingir, em especial, os jovens, conta Silvana.

continua após publicidade

- O Twitter é uma forma nova de trazer a população mais jovem para o debate político, do qual ela vem se distanciando nos últimos anos.

A Procuradoria já tem uma conta do Twitter em funcionamento. A partir da segunda semana julho, quando os candidatos já tiverem sido oficialmente registrados e suas documentações, analisadas pelos órgãos públicos, as listas vão começar a ser divulgadas.