Política

PT escolhe Chinaglia para vice-presidente da Câmara

Da Redação ·
O deputado Arlindo Chinaglia (dir.) em reunião da bancada do PT na sala da liderança do partido (Foto: Viola Jr. / Câmara dos Deputados)
fonte:
O deputado Arlindo Chinaglia (dir.) em reunião da bancada do PT na sala da liderança do partido (Foto: Viola Jr. / Câmara dos Deputados)

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi escolhido ontem (6) à noite para ocupar o cargo de vice-presidente da Câmara. Em encontro fechado da bancada do partido, Chinaglia recebeu 44 votos, contra 38 do deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) e um voto nulo, segundo informou o deputado Vicentinho (SP), líder da bancada.

O cargo de vice-presidente está vago desde que o deputado André Vargas (sem partido-PR) renunciou ao posto. Posteriormente, Vargas, que responde a processo no Conselho de Ética por suposto envolvimento com um doleiro preso pela Polícia Federal, se desfiliou do PT.

A indicação de Chinaglia ainda terá de ser votada pelo plenário da Câmara, mas deverá ser aprovada em razão de acordo entre PT e PMDB. Partido com a maior bancada, o PT teria direito à presidência da Casa. Mas, pelo acordo, ficou com a presidência nos dois primeiros anos da atual legislatura (2011-2012) e o PMDB, segunda maior bancada, com a vice. Nos dois últimos anos (2013-2014), o PMDB ficou com a presidência e o PT, com a vice.

Chinaglia foi presidente da Câmara em 2007 e 2008. Atualmente, é o líder do governo na Casa.

Com informações do G1

continua após publicidade