MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ministro anuncia grupo para tratar de ações de segurança no Minha Casa

O governo federal anunciou a criação de um grupo de trabalho para tratar de ações de segurança no programa Minha Casa, Minha Vida, que tem sido alvo de invasões por criminosos. Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o governo federal vai

Da Redação

·
Segundo o ministro, José Eduardo Cardozo, o governo federal vai dar assistência aos Estados e municípios na proteção das unidades habitacionais
Icone Camera Foto por Foto: Arquivo
Segundo o ministro, José Eduardo Cardozo, o governo federal vai dar assistência aos Estados e municípios na proteção das unidades habitacionais
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.04.2014, 09:27:00 Editado em 27.04.2020, 20:16:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo federal anunciou a criação de um grupo de trabalho para tratar de ações de segurança no programa Minha Casa, Minha Vida, que tem sido alvo de invasões por criminosos.

Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o governo federal vai dar assistência aos Estados e municípios na proteção das unidades habitacionais. "A Polícia Federal vai dar apoio às polícias estaduais no que for necessário para esclarecer delitos", disse.

A parceria foi firmada com o Ministério das Cidades, responsável pelo programa, e com o governo do Rio de Janeiro, mas também deve ser estendida a outros governos estaduais e municipais. Em até 20 dias será feita a primeira reunião do grupo, na qual será elaborado um plano de trabalho, que já prevê reuniões no mínimo a cada três meses.

O programa Minha Casa, Minha Vida, que subsidia casas populares, é uma das principais vitrines eleitorais do governo Dilma Rousseff. O balanço do governo é que, entre 2011 e 2013, foram entregues 1,51 milhão de moradias.

A Folha mostrou em agosto que obras do Minha Casa Minha Vida na Bahia e no Ceará haviam sido invadidas por traficantes de drogas mesmo antes de ficarem prontas. No último fim de semana, o "Fantástico", da Rede Globo, mostrou casos de criminosos que expulsaram moradores do programa.

Sem-teto

Na terça passada, movimentos sociais de sem-teto fizeram uma mobilização em Brasília com reivindicações relacionadas à habitação popular. Cerca de cem pessoas se reuniram nos ministérios das Cidades, Planejamento e, posteriormente, em frente ao Palácio do Planalto. Não houve tumulto.

Eles se reuniram à tarde com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. De acordo com Maria das Dores, uma das coordenadoras do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), Carvalho prometeu intermediar uma reunião do grupo com a presidente Dilma Rousseff em até dez dias. A assessoria de Gilberto Carvalho não confirmou a informação.

Entre as reivindicações dos sem-teto está o aumento do teto da faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, que é a modalidade com maior subsídio, voltada para quem ganha até R$ 1.600. O grupo argumenta que esse valor seria equivalente a três salários mínimos quando foi criado mas que está defasado, já que atualmente três salários mínimos equivalem a cerca de R$ 2.100.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ministro anuncia grupo para tratar de ações de segurança no Minha Casa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!