MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Presidente da Câmara lança candidatura e quase desmaia

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), lançou ontem (28) à noite sua pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Norte, em um ato concorrido que reuniu a cúpula nacional do partido em Natal. Em quase uma hora de discurso,

Da Redação

·
Henrique Eduardo Alves será candidato em chapa com o PSB e com o PR - Foto: Agência Câmara
Icone Camera Foto por Reprodução
Henrique Eduardo Alves será candidato em chapa com o PSB e com o PR - Foto: Agência Câmara
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.03.2014, 09:29:00 Editado em 27.04.2020, 20:16:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), lançou ontem (28) à noite sua pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Norte, em um ato concorrido que reuniu a cúpula nacional do partido em Natal.

Em quase uma hora de discurso, Alves poupou a presidente Dilma Rousseff e centrou críticas na governadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN).

Disse estar no "dia mais importante de sua vida pública" e chegou a passar mal ao final da intervenção. Teve que ser amparado pelo candidato a vice-governador na chapa, deputado federal João Maia (PR-RN), e pelo líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, deixando o hotel sem falar com a imprensa. "É a emoção", disse enquanto deixava o local que sediou o encontro político.

Henrique Eduardo Alves será candidato em chapa com o PSB e com o PR. À ex-governadora Wilma de Faria (PSB), candidata ao Senado na chapa, disse que a aliança "não é nenhum favor a ela, mas um reconhecimento a força do seu partido e a sua liderança".

O presidente da Câmara preferiu criticar a situação do Estado. Aos cinco minutos de discurso, por exemplo, diante de queda de energia no auditório, afirmou que há "escuridão" sobre o Rio Grande do Norte, que disse estar "quebrado, falido e é desrespeitado". "Vou mudar essa história", afirmou.

O deputado disse que o Rio Grande do Norte tem ficado para trás em relação a outros Estados do Nordeste apesar de ter petróleo em terra, em águas profundas e de ser o Estado mais forte em áreas como produção de sal e energia eólica.

"Apesar de ter tudo isso o Estado não cresce, não se impõe. Vamos acabar com esse estado fragilizado, humilhado", afirmou.

Alves também citou seu cargo para questionar como o RN consegue estar no posto de terceira maior autoridade do país e, ainda assim, não se impor. Afirmou que "não há uma porta" que ele não consiga abrir em todos os Poderes.

Apesar de o PT caminhar para não apoiá-lo no Estado, Alves citou o apoio que recebeu "do seu querido Lula" e da presidente Dilma para chegar à Presidência da Câmara. E lembrou que já assumiu a Presidência da República por duas vezes no lugar de Dilma. "Se eles [Lula e Dilma] acharam que eu podia sucedê-los, eles sabem que estou preparado para ser governador do Rio Grande do Norte", disse.

O deputado fez uma crítica indireta ao PT local. "Muitos me procuraram e, no abecedário, queriam que eu fosse só até o "P" e o "T", mas eu queria ir além. Queria ir até o "V" de Vilma e o "V" de vitória."

O PT local deverá lançar a deputada federal Fátima Bezerra ao Senado, em provável aliança com o vice-governador Robinson Faria (PSD), pré-candidato ao governo.

Caso se confirme a candidatura, será a primeira campanha de Henrique Eduardo Alves ao governo potiguar. O deputado já disputou e perdeu duas eleições para a Prefeitura de Natal, em 1988 (quando foi derrotado por Wilma de Faria) e em 1992.

O anúncio da pré-candidatura ocorre em meio a um cenário eleitoral ainda incerto no Estado, sobretudo pela indefinição em relação a uma possível candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini, que chegou a ter o mandato cassado no ano passado pela Justiça Eleitoral sob acusação de abuso de poder político em eleições passadas.

A governadora obteve liminares favoráveis no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e espera, no cargo, pelo julgamento definitivo das ações.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente da Câmara lança candidatura e quase desmaia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!