MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Dilma Rousseff reforça discurso feminista

Em discurso para cerca de 600 representantes da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), movimento ligado ao PDT, a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, fez críticas à gestão tucana e disse nesta sexta-feira, 28, que o governo Lula

Da Redação

·
 Dilma participa de participa da abertura do Congresso do movimento 'Ação da Mulher Trabalhista'
Icone Camera Foto por Roberto Stuckert Filho/Divulgação
Dilma participa de participa da abertura do Congresso do movimento 'Ação da Mulher Trabalhista'
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.05.2010, 15:29:00 Editado em 27.04.2020, 21:01:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em discurso para cerca de 600 representantes da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), movimento ligado ao PDT, a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, fez críticas à gestão tucana e disse nesta sexta-feira, 28, que o governo Lula livrou o país de um modelo de estagnação econômica e desemprego.
Dilma, que militou a maior parte de sua trajetória política na legenda trabalhista, reencontrou antigas companheiras durante o 5º congresso nacional da AMT, que está sendo realizado em Belo Horizonte. Em clima de campanha, a pré-candidata petista lembrou que foi uma das fundadoras do movimento na década de 1980 e disse que essa será a campanha que levará pela primeira vez uma mulher à Presidência da República.

continua após publicidade

"Nós sabemos que temos que temos um caminho longo pela frente. Sabemos que nessa luta vai aparecer muita gente falando, criticando e, sobretudo, tentando que a roda da vida volte para trás", afirmou, sem citar nomes. "Nos livramos do modelo que era de estagnação, de desemprego, de desigualdade. Abrimos um caminho com o presidente Lula para um novo momento do país, que é o momento de uma nova era de prosperidade."

Dilma fez um discurso apropriado para o evento, ressaltando o papel das mulheres nos avanços sociais do país e se comprometendo com causas femininas. "Somos capazes sim de dirigir o Brasil porque temos várias qualidades. As mulheres são pragmáticas e práticas, as mulheres são sensatas", disse. "A mulher cuida e um país como o nosso precisa disso, precisa de cuidado."

continua após publicidade

A ex-ministra da Casa Civil afirmou também que as mulheres tiveram um importante papel na gestão Lula, destacando que ocupou "o cargo de maior relevância no governo."

Mineira, gaúcha e guerrilheira

Dilma chegou ao evento por volta das 20h e foi recebida aos gritos de "Brasil para frente, Dilma presidente." Durante uma hora e quinze minutos, representantes de vários movimentos femininos se revezaram no microfone. A petista foi chamada de "nossa menina de BH" pela vereadora da capital mineira Neuza Santos (PT) e de "gaúcha" pela prefeita de Santa Margarida do Sul, Cláudia Goulart. "Dilma, tu é gaúcha", disse a prefeita. "Quanto te faltar peito (para enfrentar a campanha), se apoia nessas mulheres."

continua após publicidade

A mexicana Maria Zapata, presidente do Fórum Internacional pelos Direitos da Mulher, lembrou o passado da petista de militante de movimentos armados de combate ao regime militar. "Também fui guerrilheira, com muito orgulho", disse, se dirigindo à pré-candidata.

"Estou aqui para pedir votos para eleger uma mulher brava e guerreira", completou Laize Molier, da Secretaria Nacional das Mulheres do PT.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Dilma Rousseff reforça discurso feminista "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!