Política

Caíto Quintana será novo líder do Governo na Assembleia

Da Redação ·
 Deputado  estadual Luiz Carlos Caíto Quintana
fonte: caitoquintana.com.br
Deputado estadual Luiz Carlos Caíto Quintana

O deputado estadual Caíto Quintana assume, na terça-feira (01), a liderança do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná. Deixará o posto o deputado Luiz Cláudio Romanelli, líder desde 2006, que, segundo Quintana, continua apoiando as ações do governo. “É uma troca sem qualquer tipo de problema, o Romanelli continua a nos ajudar na Assembleia”, afirmou.
 

continua após publicidade

Quintana foi eleito como deputado pela primeira vez em 1982, foi secretário-chefe da Casa Civil do Estado, entre 2003 e 2006, e durante o primeiro mandato do ex-governador Roberto Requião, de 1991 a 1994.
 

O novo líder lembrou que o período eleitoral é sempre complicado para as discussões na Assembleia, mas se mostrou confiante nas votações das propostas do governo na Casa. “A base é forte e os deputados vão saber distinguir eventuais coligações eleitorais, que são externas ao plenário, dos assuntos internos”, explicou Caíto.
 

continua após publicidade

A AL não entra em recesso durante as eleições, e o orçamento do Estado de 2011 terá que ser votado no período. O Governo Estadual também espera enviar à Casa a proposta de criação da Defensoria Pública.
 

BIOGRAFIA – Luiz Carlos Caíto Quintana nasceu em Santo Augusto, Rio Grande do Sul, em de 1946. Em 1966, mudou-se para o Sudoeste do Paraná, fixando residência em Planalto. É bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas de Santo Ângelo (RS).

Foi vereador de Planalto, tendo exercido o cargo de presidente da Câmara Municipal e de presidente da Associação de Vereadores do Sudoeste do Paraná. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1982. Em 1985, foi eleito Líder do PMDB e do Governo no Legislativo. Em 1989, foi relator da Constituinte Estadual.

Caíto Quintana ainda é autor das seguintes obras publicadas: “Querem Afogar o Paraná” - uma denúncia sobre hidrelétricas construídas em solo paranaense. “Negociar é Preciso” - sobre a dívida externa brasileira; “Ferrovia da Produção” - dossiê de estudos sobre a viabilidade econômica da estrada de ferro ligando os Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, noroeste de Santa Catarina, Mato Grosso e Rondônia, com o Paraguai e Argentina; e “Informações úteis sobre o Mercosul” - resumo do que é e como funciona o Mercosul.