Política

Ex-presidente da UNE assume vaga de João Paulo

Da Redação ·
Ex-presidente da UNE assume vaga de João Paulo - Crédito da foto: www.folhadoes.com
fonte:
Ex-presidente da UNE assume vaga de João Paulo - Crédito da foto: www.folhadoes.com

BRASÍLIA, DF, 17 de fevereiro (Folhapress) - Uma semana após a oficialização da renúncia de João Paulo Cunha (PT-SP), Gustavo Petta (PCdoB-SP), ex-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), assumiu hoje uma vaga na Câmara dos Deputados.

Vereador em Campinas (SP), ele se licenciou do cargo para assumir o mandato em Brasília. Em seu primeiro discurso, Petta fez uma defesa da política afirmando que ela é uma "arma poderosa para transformações". "Jamais devemos desistir dela [política] mesmo que muitos tentem satanizá-la", disse.

Nas eleições de outubro, Petta deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo. Em 2011, ele esteve envolvido na chamada "faxina" da presidente Dilma Rousseff, quando o ex-ministro Orlando Silva (Esporte) deixou o cargo após várias acusações de irregularidades em sua gestão entre elas, beneficiar parentes na destinação de recursos dos ministérios a organizações não governamentais. Petta é cunhado de Silva. Na época, ele deixou o cargo de secretário de Esporte em Campinas.

Condenado e preso pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro, o mensalão, João Paulo Cunha renunciou ao cargo na Câmara no último dia 7 para evitar a abertura de um processo de cassação. Com isso, a deputada Iara Bernardi (PT-SP), suplente de Jilmar Tatto (secretário municipal de Transportes) virou titular e Petta foi chamado como suplente. A expectativa é de que Tatto retorne à Câmara até abril.
 

continua após publicidade