MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Deputada diz que entrada de celular em Pedrinhas é "impressionante"

A deputada estadual Eliziane Gama (PPS-MA) disse ontem (11) à noite que a entrada de celulares no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, é "uma coisa impressionante" e demonstra o "relaxamento e a displicência do sistema". Ontem, uma equipe

Da Redação

·
A deputada estadual Eliziane Gama (PPS-MA) disse ontem (11) à noite que a entrada de celulares em Pedrinhas (MA) é
Icone Camera Foto por
A deputada estadual Eliziane Gama (PPS-MA) disse ontem (11) à noite que a entrada de celulares em Pedrinhas (MA) é
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.01.2014, 07:49:00 Editado em 27.04.2020, 20:20:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A deputada estadual Eliziane Gama (PPS-MA) disse ontem (11) à noite que a entrada de celulares no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, é "uma coisa impressionante" e demonstra o "relaxamento e a displicência do sistema".

Ontem, uma equipe da Folha de S.Paulo entrou na Casa de Detenção, uma das oito unidades do conjunto de cadeias, sem ter sido revistada.

Repórter e repórter-fotográfica, que não se identificaram como jornalistas, foram orientadas a deixar RGs e celulares na entrada, mas entregaram apenas os documentos.

continua após publicidade
confira também



Não houve checagem, e elas circularam livremente pelo espaço, onde dez detentos foram mortos em uma rebelião em outubro passado. Conversaram com presos e registraram imagens com o celular. Após este ocorrido, duas mulheres foram presas em uma das unidades do local ao tentar entrar com celulares e drogas.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Maranhão, Eliziane diz que telefones, drogas e armas entram no presídio com facilidade.

"O acesso de celular é uma coisa impressionante. O CDP (Centro de Detenção Provisória, outra das unidades de Pedrinhas) tem bloqueador, mas outras áreas não", contou a deputada, que faz oposição à governadora Roseana Sarney (PMDB).

A parlamentar relatou que presos chegam a atualizar seus perfis no Facebook de dentro da cadeia, com fotos dos dias de visita.

No mesmo dia em que a Folha de S.Paulo entrou na Casa de Detenção, a parlamentar foi impedida de visitar algumas áreas do complexo. Eliziane e o colega Raimundo Cutrim (PC do B-MA) foram a Pedrinhas ontem, acompanhados de integrantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB e da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.

O grupo conseguiu entrar no CDP, mas foi barrado ao tentar ingressar em outros pavilhões. A alegação para a proibição foi que eles não haviam pedido autorização prévia para a visita.

"Logo que entramos no CDP, percebi um clima de nervosismo da direção, vi gente trocando várias ligações telefônicas. Quando fomos para o segundo pavilhão, não permitiram que entrássemos", disse.

No período em que o grupo ficou no CDP, Eliziane ouviu de um preso que uma arma de fogo e uma pistola de brinquedo teriam sido levadas a uma das unidades de Pedrinhas há quatro dias. "Ele estava com medo de denunciar, queria ser transferido para outra cela", contou.

Ela pretende encaminhar a denúncia ao secretário de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, Sebastião Uchoa, na próxima segunda-feira. Outro detento contou que usa drogas livremente no presídio.

"Tudo isso mostra que há relaxamento, displicência do sistema. O problema não é só falta de investimento, mas também de gestão", afirmou.

"Questão política"

A deputada, que é pré-candidata ao governo maranhense nas eleições deste ano, disse ver motivo político na restrição de seu acesso a Pedrinhas.

"Na véspera de nossa visita, deputados da Comissão de Segurança da Assembleia, controlada pela base do governo, estiveram lá. Um colega saiu dizendo que o presídio estava em clima de paz e tranquilidade. Nós vimos que não há paz nem tranquilidade e fomos barrados", declarou.

O governo do Estado informou ontem que a a Sejap (Secretaria da Justiça e da Administração Penitenciária) abrirá um procedimento para apurar as falhas no controle na entrada do complexo prisional de Pedrinhas.

ontem, a presidente Dilma Rousseff se manifestou pela primeira vez sobre a crise em uma série de publicações em sua conta no Twitter. "Tenho acompanhado com atenção a questão da segurança no Maranhão", escreveu na primeira de sete atualizações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Deputada diz que entrada de celular em Pedrinhas é "impressionante""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!